domingo, 21 de agosto de 2011

2º Encontro LGBT de Manguinhos

Fortalecer a participação e a representação da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nas instâncias de controle social do SUS, com a formação do Conselho Gestor Intersetorial (CGI) do Teias – Escola Manguinhos – é a proposta do 2º Encontro LGBT de Manguinhos que acontece segunda-feira, 22 de agosto, a partir das 18h, no Espaço Forró na Comunidade Nelson Mandela.

O evento é organizado pela moradora e mobilizadora Simone Pereira, conselheira do Conselho Comunitário de Manguinhos e Conselheira Suplente no segmento Mulheres, do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). Entre os convidados estarão Mayalu Matos, da Assessoria de Cooperação Social da Ensp; Marcelle Esteves, coordenadora do Projeto Laços e Acasos, Mulheres, Desejos e Saúde, e Cleber Vicente Gonçalves, jornalista, coordenador do Projeto Entre Garotos – Promoção da qualidade de vida entre jovens gays e bissexuais, os dois projetos desenvolvidos pelo Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual.

O jornalista Cleber Vicente Gonçalves e a assistente social Marcelle Esteves vão falar sobre os novos direitos alcançados pela população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis e transexuais) no último período: “resgatar um pouco da nossa história e também falar sobre prevenção entre mulheres lésbicas e entre homens gays”, afirmou Cleber. Na ocasião, exibirão dois curtas metragens produzidos pelos projetos em parceria com a UFRJ, que visa estimular o debate sobre homofobia e bullying na escola.

Já Mayalu Matos, ACS/Ensp-Fiocruz, enfatizará a importância da mobilização desse segmento para a eleição do CGI - Conselho Gestor Intersetorial do Teias Escola Manguinhos, composto por representantes de 12 segmentos da comunidade de Manguinhos, entre eles o LGBT. A estratégia de ativação da cidadania com participação da Comunidade na Saúde se fundamenta na Lei 8.142/90. Segundo Mayalu, a participação do controle social no SUS por meio dos Conselhos Locais é algo novo que se tornada realidade, poderá se transformar em um novo modelo de Atenção à Saúde de comunidades urbanas metropolitanas em situação de vulnerabilidade e minorização social.

Serviço:
2º Encontro LGBT de Manguinhos
Segunda-feira, 22/08/2011
A partir das 18h
Espaço Forró na Comunidade Nelson Mandela.