terça-feira, 4 de junho de 2013

Poesia do Sarau Poético vira livro

Vejam que bacana esta notícia. Após inúmeras edições do Sarau Poético, finalmente várias das poesias que foram declamadas no Hall do Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos foram transformadas em conteúdo do livro "Outra", que será lançado hoje, 4/6, neste espaço de vários momentos de poéticos, a partir das 18h30.

Quem assina o livro são os poetas e poetisas Adriana Kairos, Aline Leite, André Capilé, Claudio Barreto, Elesbão Ribeiro José Pereira Dias, Maria do Socorro, Maura Santiago, Monique Nix e Mozileide Neri. A organização e apresentação é de Alexandre Faria e Oswaldo Martins

É bacana saber que o Sarau Poético de Manguinhos teve sua primeira edição em 15 de dezembro de 2001. Ele fora organizado por professores e alunos do Pré‐Vestibular Comunitário de Manguinhos (PVCM), um movimento de educação popular, laico e apartidário, que atuou no campo da educação através da capacitação para o vestibular de estudantes economicamente desfavorecidos de Manguinhos e de outros bairros do entorno.

O PVCM funcionou durante mais de dez anos através da autossustentação, com divisão das despesas pelos alunos e responsáveis.  Os professores e coordenadores sempre foram voluntários e atuaram dispensando qualquer tipo de remuneração pelo trabalho realizado.

O primeiro sarau poético foi proposto no âmbito das aulas de literatura, mas rapidamente o oiseau lyre da poesia derrubou os muros da sala de aula e espalhou ramas. Desde então, Manguinhos passou a reunir, nos dias de Sarau, poetas de diversos bairros e favelas do Rio. Zona Sul, Subúrbio e Baixada se concentravam naqueles encontros poéticos.

Em 2010, o Sarau deixou a sede do PVCM (cedida pela Igreja Santa Bernadete) e mudou‐se para o hall do Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Ali passou a manter frequência mensal e o mesmo germe aglutinador da diferença, da outra idade.

Judocas de Manguinhos Rio 2016 recebem visita da CBJ

Esta turma de judocas de Manguinhos está com tudo em cima.

Vejam nas fotos a visita do mestre Lima (6º DAN de Judô, da comissão de Graus da Confederação Brasileira de Judô - CBJ no último domingo, 2/06. Ao ver o desempenho e conhecimento técnico dos jovens atletas, mestre Lima parabenizou a todos, enfatizando que independente das adversidades, eles devem ter disciplina e garra para continuar treinando e lutando para superar os obstáculos que a vida lhes impuser.

Mestre Lima havia prometido que entraria no tatame para uma apresentação e daria uma "palinha" do que a Federação espera dos novos Judocas.

Segundo Sensei Gabu, os judocas de Manguinhos Rio 2016 estarão competindo em três campeonatos em junho. Entretanto, sua equipe necessita de uniformes adequados para participar destes certames. 

Por não terem o jogo completo - dois quimonos azul e branco -, acategorias a partir do Infanto Sub 13 não terão o número de competidores suficientes. Ou seja, esta categoria ficará prejudicada, alguém deixará de ir à competição, e este alguém poderá vir a ser, quem sabe, um medalhista de ouro nos futuros jogos olímpicos. 
Diante desta perspectiva de impedimento de atletas não poderem participar do campeonato por falta de quimonos, o professor Sensei Gabu não se faz de rogado e pede ajuda para doações de quimonos para seus atletas das comunidades de Manguinhos.

Quem tiver quimonos - a partir do Infanto Sub 13 - pode procurá-lo no CRJ de Manguinhos aos sábados e domingos, na parte da manhã.

Gabu fez questão de enfatizar o apoio dos gestores dos equipamentos públicos no DSUP, como a nova diretora do C. E. Compositor Luiz Carlos da Vila, professora Rose, "pela vontade de dar mais vida as atividades dos fins de semana", e a grande parceria com a coordenação do CRJ Manguinhos "pelo apoio aos jovens que praticam Judô nestes dias (sábado e domingo)."

AGENDA DE CAMPEONATOS

Dia 08/06/2013 (sábado) - Centro de Educação Física da Policia Militar em Sulacap - Copa Rio Unido.
Confirmados para este evento: Marcelle Silva, Gabriel Barros, Daniel Valadares, Sebastião Pedro e  João Victor.

Dia 22/06/2013 (sábado) - Brasileiro Regional em Icaraí  Niterói.
Confirmados até agora para este evento: Thiago Neres e  João Victor.

Dia 23/06/2013 (domingo) - Módulo de Judô CRJ, com os Mestres da CBJ ministrando aula para os futuros Yudanshas, tendo como auxiliar do Mestre o aluno de Manguinhos, faixa marrom João Victor, este sendo Fukoshim Doim do Kodansha .

Reunião do CCM sobre projetos para financiamento do BNDES

Imperdível a próxima reunião do Conselho Comunitário de Manguinhos que acontece na próxima quinta-feira, 6/6, às 15h30, na Biblioteca Parque de Manguinhos. O tema do encontro é a apresentação de projetos para financiamento do BNDES.

O movimento em prol do desenvolvimento de Manguinhos vem tomando mais consistência de alguns anos para cá. Evidentemente, que vários fatores concorreram para que o poder público resolvesse escutar, mesmo que em parte, os anseios das comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos. 

O importante é que o desenvolvimento da região está sendo discutido pelos moradores que tem recebido apoio de atores sociais de peso. 

Então galerinha, se organizem para, quem puder, estar neste encontro na Biblioteca Parque de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara, no DSUP, às 15h30, desta quinta-feira. Vamos todos conhecer os projetos que Manguinhos quer que o BNDES financie.

Oportunidade de Trabalho: Secretária

A Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde – VPPIS está contratando um profissional da área de secretariado.

Descrição dos serviços:

  • Identificar as atividades desempenhadas e os fluxos de trabalho que ocorrem no setor;
  • Estabelecer as rotinas necessárias à manutenção dos arquivos e documentos
  • Auxilio direto ao Gabinete
  • Controle de agenda
  • Pedido de passagens e diárias pelo SCDP 
Requisitos exigidos:
·         Escolaridade mínima: Ensino Médio completo;
·         Conhecimentos básicos de inglês;
·         Ampla experiência na área de secretariado;
·         Conhecimentos em informática e pacote MS Office;
·         Habilidade para estabelecer prioridades e programar atividades para a equipe;
·         Organização;
·         Facilidade para ouvir, interagir e orientar pessoas.
·                Experiência na Fiocruz 

Salário: R$ 1.693,02 + Vale alimentação e passagem. 

Data limite para envio de currículos: dia 12 de junho de 2013.
Os currículos devem ser enviados por e-mail para vppis@fiocruz.br 

Oportunidade de Estágio: Analista de Conteúdo

Vaga - Analista de Conteúdo

A Mobbr, empresa de distribuição de conteúdo em novas plataformas, está com vaga aberta para analista de conteúdo

Atribuições
- Prospecção comercial de conteúdos
- Atendimento ao cliente
- Relatórios de desempenho de novos conteúdos

Requisitos
- Facilidade de comunicação
- Familiaridade com novas tecnologias
- Espírito empreendedor
- Comunicação Social - Publicidade e Propaganda / Rádio e TV - A partir do 4 período

Horários
- De segunda a sexta, 6 horas diárias flexíveis

Remuneração
R$ 750
- Transporte

A Mobbr fica sediada na incubadora Rio Criativo, na praça XV.

Currículos para vaga@mobbr.com.br