sexta-feira, 5 de julho de 2013

Inscrições abertas para o EJA-Manguinhos na Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz

Estão abertas as inscrições para o curso de Educação de Jovens e Adultos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz. São 50 vagas divididos entre Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, no EJA-Manguinhos (Espaço físico da RedeCCAP). Os interessados a participarem do Processo Seletivo poderão se inscrever no período de 01/07 a 10/07. Acesse o edital na página eletrônica http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/doc/EJA_2013.pdf

A Educação de Jovens e Adultos da EPSJV (EJA-Manguinhos) compreende dois espaços de atuação: espaço físico da Rede CCAP, em Vila Turismo, no interior do Complexo de Favelas de Manguinhos; e espaço físico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no campus da Fiocruz. 

Os dois espaços oferecem turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. 

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

1ª etapa do Processo Seletivo - Reunião de Apresentação da EJA-Manguinhos
15/07/2013, das 19h às 21h
Local: RedeCCAP

2ª etapa do Processo Seletivo
Reunião de Apresentação do Candidato
16/07/2013 e 17/07/2013, das 18h às 21h30min
Local: RedeCCAP

3ª etapa do Processo Seletivo
Sorteio Público
18/07/2013, das 19h às 20h
Local: RedeCCAP


IMPORTANTE: Os candidatos que participarem deste processo seletivo até o final e não forem sorteados para as primeiras 25 vagas da turma farão parte da lista de espera até que novas vagas sejam abertas.

"Mesa no Morro" reúne Chefs e empreendedores locais no Complexo do Alemão

Moradores do Alemão apaixonados por gastronomia e que veem na área uma possibilidade de empreendimento, não podem perder o “Mesa no Morro”, que acontece neste sábado, 6 de julho, na Estação Adeus do Teleférico do Alemão, no Morro do Adeus. No local, uma feira gratuita com barriquinhas que venderão pratos da gastronomia de rua preparados por empreendedores locais e de outras comunidades e chefs de restaurantes que serão vendidos por até R$10. 

O evento integra um grande projeto que pretende capacitar moradores da comunidade para trabalhar no setor gastronômico. Além de estimular o surgimento de novos estabelecimentos dentro do Complexo do Alemão, que se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade após a implantação do Teleférico, em 2011. Aulas gratuitas com chefs de cozinha renomados como Roberta Sudbrack, Claude Troisgros, Felipe Bronze, David Hertz e Carlos Garcia serão ministradas ao ar livre entre as 12 e as 17 horas. O principal objetivo da iniciativa é unir forças em um movimento pela “gastronomia social”.

Serviço: 
MESA NO MORRO – 06 de julho
Estação Adeus – Teleférico do Alemão
Rua Pedro Avelino, s/ nº – Bonsucesso
Data e horário: sábado, do meio-dia às 20h
Estação Adeus: 20 restaurantes e bares com pratos vendidos até R$ 10 (entrada franca)

Ministra Marta Suplicy se reúne com artistas e criadores culturais negros no Rio

Pela efetivação de políticas públicas para a cultura negra, lideranças do movimento negro, artistas e agentes culturais negros vão se reunir, na terça-feira, 9, às 16 horas, com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, no Auditório do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro (RJ). Este encontro é parte das mobilizações feitas no país inteiro em resposta à liminar que suspendeu os editais do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), destinados para produtores, criadores e pesquisadores negros.

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra, participou de todas as reuniões, o que reflete a compreensão da classe artística negra do papel da FCP na defesa dos interesses voltados para a cultura negra. Para Cobra, “a decisão de liberar o processo seletivo e manter os pagamentos suspensos não atende as reivindicações que escutei em todas as mobilizações pelo país”, disse.

FCP buscando soluções – Desde a suspensão dos editais, a Fundação Cultural Palmares participa de reuniões com produtores culturais no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, a fim de encontrar formas de manter os processos de seleção. Mais três cidades, Belém/PA, Porto Alegre/RS e Aracajú/SE, se articulam para os debates com a presença de Hilton Cobra.

Acompanhe o caso – A decisão de suspender os editais foi proferida pelo juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão, em maio desse ano. O processo foi movido como ação popular pelo advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, citando como réus a União Federal, a Funarte e a Fundação Biblioteca Nacional. No último dia 7 de junho, a Justiça Federal decidiu pela continuidade dos procedimentos relacionados aos Editais do MinC/SEPPIR. O documento garantiu que as atividades de seleção fossem retomadas. Entretanto, o pagamento dos prêmios continua suspenso até o julgamento final do processo.

Serviço
Data: 9 de julho de 2013
Horário: 16 h
Local: CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Mais informações: Movimento Akoben – Filipe Juliano (21) 9896.8213

Jornada Mundial da Juventude altera expediente nas unidades da Fiocruz/RJ

A Fiocruz cumprirá a determinação legal da Prefeitura do Rio de Janeiro, a respeito dos feriados referentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - LEI Nº 5.591 de 11 de junho de 2013.

Com a medida, o expediente das unidades localizadas no município do Rio de Janeiro será encerrado às 16 horas no dia 23/7 (terça-feira). Nos dias 25/7 (quinta-feira), 26/7 (sexta-feira) e até o meio-dia de 29/7 (segunda-feira) as respectivas unidades não terão expediente.


A instituição volta ao seu funcionamento normal a partir de meio-dia do dia 29/7. Cabe ressaltar que as unidades regionais terão expediente normal durante a JMJ.

Prorrogadas as inscrições para o curso gratuito sobre afresco com Lydio Bandeira de Mello

Os interessados no curso de pintura tradicional "A Arte e a Técnica do Afresco” têm até dia 19 de julho para se inscreverem.

O curso será realizado na Oficina-Escola de Manguinhos - Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, entre 21 de agosto de 2013 a 19 de dezembro de 2014, às segundas e quartas, das 13h às 17h e sextas, das 8h às 12h.

Mais informações: Tel: (21) 3865-2220
E-mail: oem@fiocruz.br