quinta-feira, 31 de maio de 2012

Divulgação científica na mídia: critério de avaliação no CNPq

Um tema que interessa a pesquisadores, mas que também pode vir a chamar a atenção de quem pensa em entrar para o mundo acadêmico. É que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai incluir, em junho próximo, mais dois novos critérios de avaliação para os pesquisadores na Plataforma Lattes: inovação dos projetos de pesquisa e divulgação e educação científica.

Para melhor entendimento sobre a implantação dos novos critérios, a Assessoria de Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) falou com Paulo Sérgio Lacerda Beirão, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq e um dos responsáveis pela novidade.

Entretanto, para quem tem dúvidas. A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos, instituições e grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Estas informações são oriundas do site http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm

Qual a universidade que queremos, a partir das experiências de lutas e dos cursos dos movimentos sociais?

Esta iniciativa nasceu da articulação de pessoas dos movimentos sociais, das universidades e da Fundação Oswaldo Cruz . Seus proponentes são militantes, professores e pesquisadores que atuam nos cursos propostos pelo MST, MAB, Via Campesina, movimentos sociais rurais e urbanos (no RJ); e na formação proposta pela Cooperação Social da Fiocruz com o Fórum Social de Manguinhos.

Na I Oficina de articulação, em julho de 2011, fizemos: reconhecimento de parte das pessoas que vêm atuando nos cursos como organizadores, coordenadores, articuladores, professores, orientadores, etc.; debate sobre as experiências e a relação com a estrutura das universidades/RJ; avaliação sobre a importância de construirmos uma II oficina com os desdobramentos da discussão e enfoque sobre projeto de universidade; levantamento pontual de propostas institucionais com a temática "movimentos sociais e universidades"; formação de comissão organizadora.

Nesta II Oficina de articulação entre movimentos sociais e universidades/instituições de pesquisa, ensino, extensão e cooperação social debateremos: “Qual a universidade e construção de conhecimento que queremos, a partir das experiências de lutas sociais e dos cursos dos movimentos sociais?”.

Os conteúdos são desdobramentos da I Oficina sobre as conquistas, limites e possibilidades de avanços das experiências formativas e de cursos dos movimentos sociais nas universidades/RJ e Fiocruz

Olimpíada Cultural de Manguinhos

O Conselho Comunitário de Manguinhos promove, no dia 9 de junho, das 8h às 17h, a Olimpíada Cultural na Praça da Cidadania, no Desup, no Complexo de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila e da UPA. A programação mescla atividades esportivas e culturais que atenderão a todas as gerações, estilos e gostos e contará com feira de economia solidária, tendas de prestação de informações no campo da saúde, exibições de hip hop, dança, show Drag Queen, exibição de vídeos, lançamento de livros, entre outras atrações.

As práticas esportivas e culturais sempre estiveram presentes no cotidiano dos moradores de Manguinhos. Entretanto, os investimentos públicos sempre estiveram aquém do esperado, seja para o estímulo às atividades quanto para a construção e manutenção dos equipamentos públicos, e ainda, para a valorização dos profissionais desta área. Assim, o evento busca chamar a atenção para a necessidade de investimentos nessa área.  Ao mesmo tempo vem estimular a cultura da coletividade - aproximando diversos atores sociais do território para a realização da atividade de forma integrada - e a ocupação do território com atividades lúdicas e esportivas, possibilitando que a população conheça os talentos da comunidade e valorize seus espaços, aprendendo a cuidar deles.

Segundo Mayalu Matos, da Cooperação Social da ENSP/Fiocruz, uma das apoiadoras do evento, a Olimpíada Cultural é fruto de um processo de estímulo à participação social no território, sua realização dá visibilidade às potencialidades de Manguinhos, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a necessidade de maiores investimentos na área de esportes, cultura e lazer.

O Conselho, criado em julho de 2011, é um colegiado que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades que compõem o território ampliado de Manguinhos. Para apoiar o Conselho está em formação uma rede de instituições públicas e privadas - Rede Manguinhos Sustentável - que estão localizadas no território ou em seu entorno. Dentre as empresas que já constituem encontram-se a Unisuam, Fiocruz e a Lamsa. Manguinhos é um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano do município do Rio de Janeiro, assim, viabilizar soluções sustentáveis para o território é o foco desse esforço coletivo.

Programação

- Atividades esportivas: caminhada, futebol, judô, jiu-jitsu, taekwondo, boxe, capoeira, queimado, vôlei, handball, ginástica, basquete, corrida inclusiva (integração entre cadeirante e não cadeirante), olimpíada de ginástica, grupo de ginástica e alongamento da 3ª idade e skate.

- Atividades culturais: CIA do Gesto, exibição de hip-hop, show Drag Queen, Feiras (Economia Solidária, de Saúde – distribuição de preservativo e folhetos sobre Tuberculose -, Limpa – reciclagem -, Saúde Comunitária uma Construção de Todos – atividades de nutrição, educação sobre parasitoses, tuberculose, lixo e sobre o Curso Saúde Comunitária), Vídeos sobre a região, Escola de Música – Grupo Música na Calçada, Oficina de Graffiti, lançamento do “Livro Vida de Gari”, Grupo de Música Escola Aberta, Coral da Escola Compositor Luís Carlos da Vila, cantora evangélica Tainá, atividade educacional sobre coleta de óleo de cozinha, Grupo O Senhor é Nossa Bandeira, aulão de Lambaeróbica, barracas do Grupo Arco Íris/Organização Mulheres de Atitude/Casa da Mulher/Fábrica de Talentos Furacão e atividades sociais (corte de cabelo, aplicação de flúor, medição de pressão).

Serviço:

O quê? Olimpíada Cultural de Manguinhos
Quando? 9 de junho, sábado, 8h às 17h
Onde? Praça da Cidadania, Desup, Complexo de Manguinhos, Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luís Carlos da Vila e da UPA de Manguinhos.
Quem? Conselho Comunitário de Manguinhos

Contatos: Secretariado Conselho Comunitário de Manguinhos - secretariaexecutivaccmrede@gmail.com e cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br/Tels.: 3977-2580 / 3977-2589

Governança em Manguinhos: elementos para o debate

 
Roberta Rargento (PDTSP-Teias),
Tânia Fernandes (COC/Fiocruz)
e Marcelo Rasga (ENSP/Fiocruz)
Foto: Sandra Martins

Participação social. Território de exceção. Redes. Intersetorialidade. Violência. Desrespeito ao direito de ir e vir. Integração. Fortalecimento. Consolidação. Articulação. Mais do que palavras e intenções, a paulatina conquista da concretude de uma governança em Manguinhos norteou o terceiro e último encontro do Ciclo de Debates Participação e Tecnologia Social em Saúde, ocorrido no dia 15 de maio, no Museu da Vida (COC/Fiocruz). O evento foi realizado pela Coordenadoria Cooperação Social da Presidência-Fiocruz, responsável pela Linha Participação Social do PDTSP-Teias (VPPLR/Fiocruz), contou com o apoio da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, e foi dividido em dois momentos: apresentação de experiências desenvolvidas no território de Manguinhos e um grande debate a partir da apreensão das abordagens anteriores.
Representando a Direção da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Tânia Fernandes, deu boas vindas aos presentes na mesa de abertura composta por Roberta Rargento, representando a Coordenação do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública – PDTSP-Teias, que falou sobre a criação de tecnologias sociais em saúde dentro do território de Manguinhos, Marcelo Rasga, representando a Direção da ENSP ressaltou que a discussão sobre governança em Manguinhos acontece num momento histórico propício para avanços nessa área. A Rede existe: são mais de 5 mil conselhos de saúde em todo o Brasil. Ela tem que ser legitimada, pelo Estado, que deve reconhecer suas deliberações e pela sociedade; para que se tenha o entendimento de que suas decisões não são arbitrárias, são propostas dos representantes da sociedade nos conselhos.
Rasga colocou, ainda, como questão fundamental para o amadurecimento desse tema, a discussão de como as instâncias de gestão participativa devem ser entendidas hoje. Elas devem estar acima das instâncias tradicionais da política e dar a última palavra? Ou devem ser localizadas no mesmo patamar das outras instituições, sendo mais um ator com o papel de construir a melhor política através da participação ativa no seu processo de formulação. Para ele, a opção que a sociedade fizer vai marcar o maior ou menor grau de sucesso das propostas de gestão participativa.


Relato de experiências: DLIS Manguinhos é marco histórico

Michelle (liderança comunitária) se apresenta
ladeada por Regina Bodstein (DCS/ENSP), Rosane
Marques (ACS/ENSP) e Leonardo Bueno (CCS/Fiocruz)

DLIS Manguinhos - Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, com a pesquisadora Regina Bodstein (DCS/ENSP); Fórum Social de Manguinhos, Michelle Oliveira (liderança comunitária local); Conselho Comunitário de Manguinhos e Rede Manguinhos Sustentável, com o pesquisador Alex Vargas (PDTSP Teias/Participação Social); Conselhos de Saúde do território (Centro de Saúde, Conselho Gestor Intersetorial do Teias), com a pesquisadora Rosane Marques (Coop. Social/ENSP); Gestão Participativa Territorializada, com Leonardo Bueno (Coordenadoria de Cooperação Social/Fiocruz); Governança, com Gilson Antunes (diretor do Campus Fiocruz Mata Atlântica). Ana Sperandio, pesquisadora da Unicamp, atuou como mediadora na apresentação dos relatos e, à tarde coordenou o debate sobre governança, redes e intersetorialidade no território de Manguinhos.

Festival Fúria Hip Hop

Das 16h às 22h, acontece no espaço externo da Biblioteca Parque de Manguinhos (atrás da UPA de Manguinhos) o projeto Festival Fúria Hip Hop, das 16h às 22h, com entrada franca. O projeto reúne alguns dos mais importantes DJ's e MC's do Rio de Janeiro. Além das apresnetações haverá quatro workshops.
Criado pelo DJ Marcelinho MG, e patrocinado através do edital da Secretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiro, este projeto contou, em sua fase de elaboração, com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos, do Núcleo de Elaboração de Projetos do EAP - Escritório de Apoio à Produção Cultural.

Convidados: DJ's Machintal, Saddam, Jota-L, e MC's Macarrão, Marechal, Slow da BF e Duguettu.

Workshops: Grafitti - Toquinho, DJ's Souldjas (DJ Machintal), B-Boys - Crew Style Carioca e Rap Batalha de MC's (Marechal).

Reggae do Original Raiz





Sábado, 2 de junho, 18h, BCNHP convida para o lançamento do EP Original Raiz, a Voz do Nosso Povo com DJ Bola e Johnny RL, na Audio Robel, na Rua Visconde da Silva, 55, Botafogo. A entrada é baratinha, só R$ 5,00.

Então pessoal, vamos prestigiar nossa turma.
Até lá...
O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo abre seu espaço, no dia 2 de junho, para a Cia Banto que apresenta Roda Oficina, às 15h, Exposição Negra Herança e às 16h, Jongo e Samba de Roda.

A entrada é franca e o CCM Laurinda Santos Lobo fica na Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa.