quinta-feira, 31 de maio de 2012

Olimpíada Cultural de Manguinhos

O Conselho Comunitário de Manguinhos promove, no dia 9 de junho, das 8h às 17h, a Olimpíada Cultural na Praça da Cidadania, no Desup, no Complexo de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luis Carlos da Vila e da UPA. A programação mescla atividades esportivas e culturais que atenderão a todas as gerações, estilos e gostos e contará com feira de economia solidária, tendas de prestação de informações no campo da saúde, exibições de hip hop, dança, show Drag Queen, exibição de vídeos, lançamento de livros, entre outras atrações.

As práticas esportivas e culturais sempre estiveram presentes no cotidiano dos moradores de Manguinhos. Entretanto, os investimentos públicos sempre estiveram aquém do esperado, seja para o estímulo às atividades quanto para a construção e manutenção dos equipamentos públicos, e ainda, para a valorização dos profissionais desta área. Assim, o evento busca chamar a atenção para a necessidade de investimentos nessa área.  Ao mesmo tempo vem estimular a cultura da coletividade - aproximando diversos atores sociais do território para a realização da atividade de forma integrada - e a ocupação do território com atividades lúdicas e esportivas, possibilitando que a população conheça os talentos da comunidade e valorize seus espaços, aprendendo a cuidar deles.

Segundo Mayalu Matos, da Cooperação Social da ENSP/Fiocruz, uma das apoiadoras do evento, a Olimpíada Cultural é fruto de um processo de estímulo à participação social no território, sua realização dá visibilidade às potencialidades de Manguinhos, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a necessidade de maiores investimentos na área de esportes, cultura e lazer.

O Conselho, criado em julho de 2011, é um colegiado que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades que compõem o território ampliado de Manguinhos. Para apoiar o Conselho está em formação uma rede de instituições públicas e privadas - Rede Manguinhos Sustentável - que estão localizadas no território ou em seu entorno. Dentre as empresas que já constituem encontram-se a Unisuam, Fiocruz e a Lamsa. Manguinhos é um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano do município do Rio de Janeiro, assim, viabilizar soluções sustentáveis para o território é o foco desse esforço coletivo.

Programação

- Atividades esportivas: caminhada, futebol, judô, jiu-jitsu, taekwondo, boxe, capoeira, queimado, vôlei, handball, ginástica, basquete, corrida inclusiva (integração entre cadeirante e não cadeirante), olimpíada de ginástica, grupo de ginástica e alongamento da 3ª idade e skate.

- Atividades culturais: CIA do Gesto, exibição de hip-hop, show Drag Queen, Feiras (Economia Solidária, de Saúde – distribuição de preservativo e folhetos sobre Tuberculose -, Limpa – reciclagem -, Saúde Comunitária uma Construção de Todos – atividades de nutrição, educação sobre parasitoses, tuberculose, lixo e sobre o Curso Saúde Comunitária), Vídeos sobre a região, Escola de Música – Grupo Música na Calçada, Oficina de Graffiti, lançamento do “Livro Vida de Gari”, Grupo de Música Escola Aberta, Coral da Escola Compositor Luís Carlos da Vila, cantora evangélica Tainá, atividade educacional sobre coleta de óleo de cozinha, Grupo O Senhor é Nossa Bandeira, aulão de Lambaeróbica, barracas do Grupo Arco Íris/Organização Mulheres de Atitude/Casa da Mulher/Fábrica de Talentos Furacão e atividades sociais (corte de cabelo, aplicação de flúor, medição de pressão).

Serviço:

O quê? Olimpíada Cultural de Manguinhos
Quando? 9 de junho, sábado, 8h às 17h
Onde? Praça da Cidadania, Desup, Complexo de Manguinhos, Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás do Colégio Estadual Compositor Luís Carlos da Vila e da UPA de Manguinhos.
Quem? Conselho Comunitário de Manguinhos

Contatos: Secretariado Conselho Comunitário de Manguinhos - secretariaexecutivaccmrede@gmail.com e cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br/Tels.: 3977-2580 / 3977-2589

Nenhum comentário:

Postar um comentário