quinta-feira, 31 de maio de 2012

Qual a universidade que queremos, a partir das experiências de lutas e dos cursos dos movimentos sociais?

Esta iniciativa nasceu da articulação de pessoas dos movimentos sociais, das universidades e da Fundação Oswaldo Cruz . Seus proponentes são militantes, professores e pesquisadores que atuam nos cursos propostos pelo MST, MAB, Via Campesina, movimentos sociais rurais e urbanos (no RJ); e na formação proposta pela Cooperação Social da Fiocruz com o Fórum Social de Manguinhos.

Na I Oficina de articulação, em julho de 2011, fizemos: reconhecimento de parte das pessoas que vêm atuando nos cursos como organizadores, coordenadores, articuladores, professores, orientadores, etc.; debate sobre as experiências e a relação com a estrutura das universidades/RJ; avaliação sobre a importância de construirmos uma II oficina com os desdobramentos da discussão e enfoque sobre projeto de universidade; levantamento pontual de propostas institucionais com a temática "movimentos sociais e universidades"; formação de comissão organizadora.

Nesta II Oficina de articulação entre movimentos sociais e universidades/instituições de pesquisa, ensino, extensão e cooperação social debateremos: “Qual a universidade e construção de conhecimento que queremos, a partir das experiências de lutas sociais e dos cursos dos movimentos sociais?”.

Os conteúdos são desdobramentos da I Oficina sobre as conquistas, limites e possibilidades de avanços das experiências formativas e de cursos dos movimentos sociais nas universidades/RJ e Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário