segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Escola Popular de Comunicação Crítica - 2013


A Escola Popular de Comunicação, projeto do Observatório de Favelas, abriu inscrições para o curso de extensão, de um ano, em parceria (com certificado) da UFRJ. 

O curso é gratuito e os participantes contam com uma ajuda de custo para quem não mora na Maré, onde ele será realizado. 

As inscrições para as novas turmas de 2013 acabam dia 30 de novembro. 

O curso é de Publicidade Afirmativa, com ênfases em criação digital (noite) ou áudio visual (tarde).

Informações: selecao.espocc@gmail.com / tel.: 21 3104-4057 / Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, RJ.



Manguinhos "Celeiro de bons jogadores" na Taça das Favelas

Entre os dias 5 de janeiro e 2 de fevereiro de 2013, seleções de 80 comunidades do município do Rio de Janeiro, participam de partidas eliminatórias simples (mata-mata), tanto na categoria masculina quanto na feminina, do Torneio da Taça das Favelas. Os jogos acontecerão em três campos: estádio do Madureira Futebol Clube, CERES, em Bangu e o CREIB, em Padre Miguel.

A seleção de Manguinhos foi escolhida no sábado, 24/11, no Dia da Peneira, no Campo do Rio Petrópolis, na comunidade de Varginha. Os responsáveis pela seleção dos 22 jogadores - de 14 a 17 anos - foram Graciara da Silva e Carlos Brasil, integrantes da comissão técnica de futebol de Manguinhos. 

Os critérios para a seleção foram: condicionamento físico, mental e respiratório, trabalho técnico, passe, posicionamento e marcação. Os coletivos começaram com 40 minutos de jogo, com paulatina redução do tempo até chegar a 15 minutos, e para cada redução de tempo, os melhores jogadores eram selecionados. Ou seja, um verdadeiro funil.

De acordo com Gagui, no início das férias escolares - em dezembro - começarão o treinamento da seleção no Campo do Rio Petrópolis, durante a semana, de segunda a sexta-feira, em horário a ser programado, para condicionamento físico/mental e organização de posicionamentos. 

Agora, pessoal, é torcer pela garotada e incentivá-los nesta caminhada.

Titulares
1. Zagueiro - Wallace G. Moraes - de Varginha
2. Zagueiro - Fabrício Fernando B. Chagas - de Greenville/Varginha
3. Volante - Matheus G. Freire - Mandela 2
4. Volante - Wellington C. Dutra - Mandela 1
5. Meia Direita - Rômulo Alexandre R. da C. Pereira - Arará
6. Meia Esquerda - André Felipe T. dos Santos - Grenville/Varginha
7. Lateral Direita - Pablo M. dos Santos - Mandela 1
8. Lateral Esquerdo - Gabriel Brasil - Mandela 1
9. Centroavante - Leanderson da S. Geneser - Manguinhos/CHP2
10. Atacante - Iago P. da Silva - Manguinhos/CHP2
11. Goleiro - Vinícius B. dos Santos - Varginha

Reserva
1. Zagueiro - Rony José da Silva - Mandela 2
2. Zagueiro - Thiago G. de Almeida - Parque João Goulart
3. Volante - Matheus Fernandes - Mandela 1
4. Volante - Carlos Julio R. da Costa - Mandela 2
5. Meia Direita - Gerson da C. de Oliveira Filho - Mandela 2
6. Meia Esquerda - Lucas V. de Souza - Desup
7. Lateral Direita - Alexsander de B. Gonzaga - Mandela
8. Lateral Esquerda - Daniel S. da Silva - Varginha
9. Centroavante - Darlan Leandro V. Salles - Mandela 1
10. Atacante - David  da S. P. Ottoni - Varginha
11. Goleiro - Pedro Henrique Junior  Santos - Varginha

Mini-curso de Planejamento de Campanha para Veículos de Comunicação Comunitária

Nos dias 30/11 e 01/12, a Uerj (Maracanã) vai sediar o Mini-curso de Planejamento de Campanha para Veículos de Comunicação Comunitária promovido pelo Laboratório de Comunicação Dialógica da Uerj, a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas e o Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge/UFF).

O curso será ministrado pelos professores Luis Henrique Nascimento (ESPOCC) e Patrícia Saldanha (UFF). Só serão aceitos alunos que puderem cumprir a carga horária integral. Os interessados devem enviar fazer suas inscrições por meio do email marcelo.ernandez@gmail.com

A maioria das vítimas de homicídio são jovens negros


Plano Juventude Viva contra violência será apresentado à sociedade civil
A Secretaria-Geral da Presidência da República e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apresentarão o Plano Juventude Viva aos representantes de entidades e conselhos, nos dias 27 e 28 de novembro. As ações do Plano incluem programas e iniciativas voltados à redução da vulnerabilidade da juventude negra à violência e à garantia de seus direitos. Na manhã do dia 28, será realizada reunião com a sociedade civil para definição dos próximos passos da estratégia de implementação do Plano, tais como a constituição da Rede Juventude Viva.
Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) das 49.932 vítimas de homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% pretos e pardos e 91,3% do sexo masculino.
Prevenção - O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia; a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Outro eixo de atuação é o aprimoramento da atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos para a questão. O Plano começou a ser implementado em Alagoas em setembro deste ano e será expandido para outros cinco estados no primeiro semestre de 2013.
O Juventude Viva foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis; do movimento negro, de representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e pelos diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais. A execução envolve, além da Secretaria-Geral e a Seppir, os ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte, em conjunto com os estados, municípios, sociedade civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros parceiros. 
http://www.secom.gov.br

Encontros e confrontos educacionais: educação interétnica

“Encontros e confrontos educacionais: ETNIA, GÊNERO, HOMOAFETIVIDADE E RELIGIÃO” é o tema da terceira edição do Fórum Itinerante: Diversidade Humana em Espaços Escolares e Não Escolares – Dialogando sobre Práticas Emancipatórias em Diferentes Contextos Educativos, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no SINPRO-Rio – Escola do Professor (Rua Pedro Lessa, 35 – Centro – Rio), das 9h às 21h, na sexta-feira; e das 8h30 às 13h, no sábado.

Informações, solicitação de ficha de inscrição e inscrição de COMUNICAÇÕES e de ouvintes podem ser feitas por meio do email dialogoentrepovos@gmail.com ou pelo telefone da Escola do Professor (SINPRO-Rio): (21) 3262-3438

As inscrições para COMUNICAÇÕES (resumo) somente até o dia 30 de novembro de 2012. Para aquele/as que não forem apresentar trabalho podem se inscrever como ouvinte até no dia 7 de dezembro. A entrada é franca.