segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Encontros e confrontos educacionais: educação interétnica

“Encontros e confrontos educacionais: ETNIA, GÊNERO, HOMOAFETIVIDADE E RELIGIÃO” é o tema da terceira edição do Fórum Itinerante: Diversidade Humana em Espaços Escolares e Não Escolares – Dialogando sobre Práticas Emancipatórias em Diferentes Contextos Educativos, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no SINPRO-Rio – Escola do Professor (Rua Pedro Lessa, 35 – Centro – Rio), das 9h às 21h, na sexta-feira; e das 8h30 às 13h, no sábado.

Informações, solicitação de ficha de inscrição e inscrição de COMUNICAÇÕES e de ouvintes podem ser feitas por meio do email dialogoentrepovos@gmail.com ou pelo telefone da Escola do Professor (SINPRO-Rio): (21) 3262-3438

As inscrições para COMUNICAÇÕES (resumo) somente até o dia 30 de novembro de 2012. Para aquele/as que não forem apresentar trabalho podem se inscrever como ouvinte até no dia 7 de dezembro. A entrada é franca.

Breve histórico
A ideia deste fórum itinerante não é nova. No final dos anos 80 e início dos 90, o Projeto Diálogo Entre Povos já realizava seminários descentralizados (no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Friburgo, Caxias) para discutir questões de gênero, cultura e etnia em relação a educação.

Em 2008, com o grupo de trabalho ENCONTROS E CONFRONTOS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO SOBRE PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS, proposto à comissão organizadora da Associação Latino-americana de Estudos Africanos e Asiáticos do Brasil, inscreveram-se significativo número de trabalhos. Observou-se a necessidade de se dar visibilização às ações político-pedagógicas que fortaleçam nossa capacidade criativa e de mudança.

Em 2009, foi realizado o primeiro encontro, na UERJ - “A DIVERSIDADE NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: questões de gênero, etnia, necessidades especiais, orientação sexual, como trabalhar?”, no SINPRO-Rio, com a parceria do LAESER e Unicef, dentre muitos apoios.

Em 2012, outubro, o GT apresentou o tema ENCONTROS E CONFRONTOS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO SOBRE PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS, agora na Alaada Argentina, Tucúman. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário