domingo, 25 de novembro de 2012

Manguinhos na Taça das Favelas



Vinte e dois adolescentes representarão Manguinhos na Taça das Favelas 2013, projeto esportivo da Central Única de Favelas (CUFA). A seleção destes jovens ocorreu no sábado, 24 de novembro, quando 87 meninos participaram do Dia da Peneira, no Campo do Rio Petrópolis, na comunidade de Varginha, Manguinhos. A Taça das Favelas é uma competição de futebol de campo entre 80 seleções compostas por moradores de favelas do Rio de Janeiro com idades entre 15 e 17 anos, sendo 64 masculinas e 16 femininas. O objetivo deste campeonato é a promoção da integração dessas comunidades através do esporte e a descoberta de talentos para o futebol.

O Dia da Peneira (DIPE) é um pré-requisito para as comunidades, a fim de selecionar potenciais talentos para a prática do futebol de campo. A seleção dos jogadores foi feita por Graciara da Silva, Gagui, e por Carlos Brasil, os dois foram ex-jogadores profissionais e atuam no projeto Fábrica de Talentos Furacão, coordenado pelo tricampeão da Copa de 1970, Jairzinho. Eles deveriam definir de dois a quatro jogadores – titular e reserva – para cada posição do time – goleiro, laterais direitos e esquerdos, zagueiros, médio-volantes, meio-campistas e atacantes.

“É uma oportunidade maravilhosa para os nossos garotos, poderem participar deste campeonato, assim como para a própria comunidade”, disse Gagui, coordenadora do GT de Esportes do Conselho Comunitário de Manguinhos. As quatro seleções finalistas receberão troféus, a seleção campeã terá a quadra da comunidade recebendo benefícios e os atletas terão seus desempenhos analisados pelos olheiros dos times patrocinadores do torneio e os melhores podem ser convocados para entrar em seus quadros: Madureira, Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo como parceiros.

Para Carlos Brasil, que trabalha há 17 anos em projetos sociais, é gratificante utilizar o esporte como ferramenta para ajudar na formação do cidadão. Acostumado às pressões dentro e fora dos campos, o ex-jogador do Futebol Clube Paço de Ferreira, de Portugal, empresta sua expertise para orientar seus alunos, aos quais exige respeito, disciplina, educação e honestidade: “qualidades fundamentais para que o jovem se transforme em um atleta-cidadão”.

Cecílio, da coordenação do campo,
entrega água para os jogadores
Felipe Coimbra, representando a CUFA na seleção em Manguinhos, afirmou que a Taça das Favelas tem dois momentos: o DIPE (Dia da Peneira) com duas datas, em que as 80 comunidades montam suas seleções – 17 e 24 de novembro –, e a fase dos torneios, entre os dias 5 de janeiro e 2 de fevereiro de 2013, com partidas eliminatórias simples (mata-mata), tanto na categoria masculina quanto na feminina. Os jogos acontecerão em três campos: estádio do Madureira Futebol Clube, CERES, em Bangu e o CREIB, em Padre Miguel.

A torcida fica atenta a possíveis "vacilos"
Cristina Stalla, estudante de Educação Física da
Faculdade Estácio de Sá, inscreveu 87 jogadores

O DIPE de Manguinhos também foi pauta na imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário