domingo, 25 de novembro de 2012

Seminário propõe diálogo entre pacificados e pacificadores


Entre os dias 26 e 27 de novembro, segunda e terça-feira, no salão da Unape-Anchieta, no morro Santa Marta (Rua Marechal Francisco de Moura, 183) haverá um encontro imperdível que pretende defender que FAVELA É CIDADE! Não uma cidade partida entre asfalto e morro, mas uma cidade inteira, pois, Favela É cidade! 

A divisão entre quem tem [e manda] e quem não tem [e apanha para obedecer] vem de longa data. Fato sabido e consumado que os gestores públicos [nomeados pela sociedade, inclusos os moradores das cidades partidas, mesmo que somente reconhecidos em momentos anteriores aos períodos eleitorais] perceberam [será?] que terão de mudar de postura. Ou seja, vão ter que realmente fazer algo, pois as "balas perdidas" chegaram até suas salas de estar.

Se as UPPs - com sua proposta de "Pacificação" - são válidas, boas ou não, certamente é uma grande incógnita. Dúvidas não faltam: sempre que a ordem estabelecida muda, as desconfianças e estranhamentos se estabelecem, daí ser necessário empenho e investimento na humanização das relações, no diálogo, no respeito à pessoa humana, de ambos os lados. Afinal, são séculos de estereótipos, abandonos, etc... 

De qualquer maneira, o diálogo é fundamental. Não dizem que é impossível fazer uma gemada sem quebrar os ovos?! Então, pelo menos, vamos conversar, refletir, trocar informações, enfim, escutar e conhecer as experiências e sugestões que vão surgir entre as diferentes parcelas da sociedade desta cidade única.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário