sábado, 1 de dezembro de 2012

Plano Estadual de Cultura: Que Cultura é Essa?

Diálogo é a argamassa do Plano Estadual de Cultura em construção com a parceria entre gestores públicos dos 92 municípios do estado, representantes de entidades, agentes culturais, artistas, Comissão de Cultura da ALERJ e o MinC para apontar diretrizes para as políticas públicas no estado do Rio de Janeiro.

Segundo texto de apresentação do site http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-projeto/plano-estadual-de-cultura, ao longo de 2012, foram realizadas reuniões públicas, de caráter regional e também setorial, todo o estado, com o objetivo de discutir o projeto de Lei do Sistema Estadual e do Plano, bem como as especificidades e propostas setoriais. 

Os documentos estão disponíveis para consulta pública, online, na página do Plano no portal da SEC-RJ. A ideia é que a sociedade civil possa contribuir com sugestões para aprimorar este documento legal.


Semana Ciência, Cultura e Saúde

Começa nesta segunda-feira, 3/12, a Semana de Ciência, Cultura e Saúde que visa promover o intercâmbio, o diálogo e o aprendizado compartilhado entre cidadãos, profissionais, gestores e sociedade civil organizada que colaboram nas áreas da saúde, da cultura, da educação, do meio ambiente, do desenvolvimento científico, tecnológico e social, em busca da melhoria da qualidade de vida e da promoção da participação social.


Três eventos compõem a Semana: o I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, o VIII Simpósio de Ciência, Arte e Diversidade em Saúde e o I Conexão Internacional Saúde e (Ciber) Cultura. Os dois primeiros são presenciais e as atividades devem acontecer em espaços no Rio de Janeiro, como a Cinelândia, Palácio Gustavo Capanema (centro da cidade), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Manguinhos) e no Instituto Municipal de Atenção a Saúde Nise da Silveira, Engenho de Dentro (RJ). Já a Conexão Internacional ocorrerá no ambiente virtual da Rede Saúde e Cultura.

Em Manguinhos, no dia 4, das 9h às 17h, no pátio da Ensp, haverá várias atividades no pátio da Ensp: massagem corporal, reza, reiki, música, dança, ervas medicinais, exposições, bazar, shows e muito mais.

Serviço:
Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde
Data: 3 a 5 de dezembro
Local: Rio de Janeiro
Informações:  redesaudecultura@fiocruz.br

Programação Infantil na Biblioteca Parque de Manguinhos


A programação infantil acontece na Ludoteca, espaço para crianças de 0 a 10 anos.

SESSÃO CINEMA COM PIPOCA - Exibição de filmes infantis
 Dia 13/12(quinta), às 15h: “A história do Papai Noel”

OFICINA MOVIMENTO - Atividade educativa com cantigas de roda e brincadeiras do universo da cultura popular brasileira.
Temática do mês: Solidariedade.
 Dias: 07, 14, 21 e 28 (sextas-feiras), 11h e 15h.

PINTANDO O SETE - Oficinas de artes visuais.
Temática do mês: trabalhando ilustrações de Marcelo Xavier (foto)
 Dias: 06, 13, 20 e 27 (quintas), 11h e 15h.

ERA UMA VEZ... - Contação de histórias com oficina criativa.
 Dias: 04, 11 e 18 (terças), 11h e 15h.

PAIS E FILHOS - Leitura e contação de histórias realizada por pais, avós, tios ou acompanhantes mais velhos, que apresentam, manuseiam os livros e contam histórias para os pequenos.
 Dias: 01, 08, 15, 22, 29 (sábados), 12h30 às 13h.
 Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 (domingos), 15h às 16h.

EVENTOS ESPECIAIS:
Festa de Natal com chegada do Papai Noel.
 Dia 21/12 (sexta), às 14h.


Biblioteca Parque de Manguinhos
Funcionamento: de terça a sexta, de 10h às 20h. Sábados e domingos (horário provisório), de 12h às 18h.
Av. Dom Hélder Câmara, 1.184 - Benfica - tel: (21) 2334.8915/16/17.
faleconosco@bibliotecademanguinhos.rj.gov.br

Sintonia Suburbana, da Cia Manguinhos em Cena


O projeto Manguinhos em Cena – Laboratório de Dramaturgia do Gesto (que integra o programa PalavraLab, da Biblioteca Parque de Manguinhos) promoveu, desde fevereiro, oficinas de formação teatral visando a capacitação de um grupo cênico da região do Complexo de Manguinhos. O resultado será mostrado nos dias 8, 9, 15 e 16 de dezembro, às 19h, no espetáculo Sintonia Suburbana, no novo Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos.

O projeto é uma parceria da Companhia do Gesto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Sintonia Suburbana é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os próprios alunos trouxeram de situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. Trabalhando diretamente com o diretor Luís Igreja e com os alunos-atores, a dramaturga Renata Mizrahi foi a responsável por dar unidade aos casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade. Sintonia Suburbana é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, visando à reflexão e ao entretenimento.

Serviço:
O quê? Sintonia Suburbana, da Cia Manguinhos em Cena
Quando? 8, 9, 15 e 16 /12 (sábados e domingos), às 19h
Onde? Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos
Quanto? Entrada franca

Sarau Poético na Biblioteca Parque de Manguinhos

O primeiro dia de dezembro foi brindado com o Sarau Poético da Biblioteca Parque de Manguinhos, que contou com a participação de Marcelo do Patrocínio e Iverton Carneiro e da Oficina Antiodes do Texto Território (http://www.textoterritorio.pro.br).

O Sarau Poético é, na realidade, um espaço livre voltado para a arte da declamação, da experiência poética, do livre pensar e fazer, onde transitam artistas do subúrbio e outros convidados. Um espaço onde as várias linguagens textuais são apresentadas, sempre no primeiro sábado do mês. O que é bacana nesta iniciativa do Sarau Poético é que o microfone fica aberto para quem quiser recitar poesias próprias ou de autores favoritos.


Mas o que é "Antiode"? É o texto em versos beirando a prosa: uma espécie de poema crônico, não crônica poética, que eleja figura e/ou evento públicos merecedores de um comentário, nunca pelo aspecto particular ou privado (a antiode jamais é pessoal), mas pelo que pode haver de icônico no tema e que permita metaforizar aspectos comportamentais dignos de nota crítica. O seu objetivo é simplesmente provocar a reflexão e a discussão sobre os limites éticos no mundo contemporâneo.