sábado, 30 de junho de 2012

Capoeira em Manguinhos

Aos sábados das 13h às 16h, um grupo de crianças e jovens particiam de mais um treino de capoeira no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, liderado pelo professor Monrah (Douglas Verediano), graduado e integrante do Sistema Brasileiro de Capoeira. Segundo o orientador da garotada, o primeiro “batizado” do grupo vai acontecer no dia 1° de setembro. 


"Batizado", em linhas gerais, é uma festa tradicional de troca de cordas ou de elevação de status na severa hierarquia capoeira, tanto na Angola como na Regional. Nesta celebração, os novos capoeiristas participam pela primeira vez do jogo na roda de capoeira diante de mestres consagrados. Esse primeiro fogo é realizado com um professor, contra- mestre ou mestre que ficará sendo o seu padrinho. O aluno batizado (afilhado) deve levar consigo eternamente a lembrança da festa e ter uma eterna admiração pelo seu padrinho.


A capoeira é um jogo, uma dança originalmente praticada pelos escravizados oriundos de África. Esta prática se tornou parte da cultura popular e se desenvolveu na história do Brasil até como forma de resistência dos negros, inclusive durante a Ditadura Militar (1964-1985), a capoeira de rua sofreu repressão e perseguição, considerada atividade subversiva pelo governo militar. 

Vale destacar que esta modalidade esportiva também participou da Olimpíada Cultural, realizada em 9 de junho, promovida pelo Conselho Comunitário de Manguinhos, que contou com a parceria de diversos atores sociais locais e de instituições privadas e públicas. A Fiocruz se fez presente por meio de algumas da participação de trabalhadores e pesquisadores, de algumas unidades, que deram visibilidade aos projetos de desenvolvimento e pesquisa, como ocorreu com alguns integrantes do PDTSP - Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde Pública.

Questão racial na educação é tema de curso de férias da Unisuam

A UNISUAM abriu vagas para o curso de férias sobre questão racial na educação - "Pedagogia de Combate ao Racismo". O objetivo é refletir criticamente sobre as emergências de práticas pedagógicas antirracistas na educação brasileira, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
São cinco aulas, sempre as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h – dias 17, 19, 24, 26 e 31 de julho. O investimento é de R$ 40,00 com certificado da instituição. Os interessados devem se inscrever através do site http://apl.unisuam.edu.br/sagaweb/aluno/selecaoatividade.php?buscaAtividade=9100

Programação das aulas
Aula 1 – 17/7: Sensibilização sobre a temática do Racismo na sociedade brasileira;
Aula 2 – 19/7: História e conseqüências do Racismo no Brasil;
Aula 3 – 24/7: O Racismo, preconceito e discriminação na educação;
Aula 4 – 26/7: Educação Antirracista_ Lei federal 10.639/03;
Aula 5 – 31/7: Pedagogia das Relações étnicorraciais.