sexta-feira, 24 de maio de 2013

Enfrentamento da Tuberculose e Aids no Estado do Rio de Janeiro.

Da esquerda p/direita são: Dra. Hellen Miyamoto, Subsecretária de Estado de Vigilância em Saúde SES/RJ;  Carlos Basilia, Fórum ONGs Tuberculose RJ; Observatório Tuberculose Brasil/ENSP; Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Côrtes;  Renato da Matta, Fórum ONGs Aids/RJ;  Dra. Mônica Morrissy Martins Almeida, Subsecretaria de Atenção à Saúde SES/RJ; Dr. Alexandre Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental SES/RJ.

O Governo do Estado, junto com organizações da sociedade civil estão construindo o Seminário Estadual de Pactuação de um Plano Diretor de Combate à Tuberculose e Aids. Esta é uma das ações que tem como foco o Plano Emergencial de ações e metas a serem alcançadas até 2014.

Ainda não há data, o processo está, como dito acima, em construção. Carlos Basília, do Fórum ONGs Tuberculose RJ, do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP e do Instituto Brasileiro de Inovações em saúde Social - IBISS, como sempre, municiará este blog com as informações e dados a respeito.

O evento estadual reunirá prefeitos, gestores da saúde, técnicos e representações da sociedade civil organizada da capital e de outros 32 municípios. O objetivo é traçar metas, definir recursos extras e responsabilidades para o combate da Tuberculose e Aids.

Estes e outros pontos foram discutidos em reunião de articulação ONGs Tuberculose/Aids com o Sérgio Côrtes, secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, na primeira quinzena de maio.

Entre os temas debatidos estão: apoio político a causa TB/HIV/Aids no estado; Plano de Comunicação TB/Aids; gestão e cronograma de funcionamento dos hospitais Santa Maria e Ari Parreiras; Centros de Referências Aids e Tuberculose (coinfecção TB/HIV; TB/MR); mecanismos de monitoramento e avaliação das metas/indicadores do plano pactuado pela SES/RJ com os 32 municípios; sustentabilidade das ações desenvolvidas pelas OSC; e, visita as instalações e serviços de Aids do Hospital São Francisco. 

Cinemão faz tabelinha com CINEfoot !!!!!!!