quinta-feira, 17 de maio de 2012

Caco Barcellos na Biblioteca Parque de Manguinhos

O jornalista e escritor Caco Barcellos estará no sábado, 19/5, no hall do Cine Teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos, às 18h, para participar do FLUPP Pensa.

Caco é coordenador do programa Profissão Repórter da Rede Globo. Ele é gaúcho de Porto Alegre, nascido na Vila São José do Murialdo, a favela carioca, onde desde menino testemunhou a brutalidade policial que ainda domina alguns setores da corporação. Entre tantas coisas que fez para sobreviver, foi taxista até se tornar repórter. Iniciou sua carreira no jornalismo como repórter do jornal Folha da Manhã, do grupo gaúcho Caldas Júnior. Atuou na imprensa alternativa dos anos 1970, e foi um dos criadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre e da antiga revista Versus, que apresentava grandes reportagens sobre a América Latina. 

É o autor dos livros Rota 66Abusado, o dono do morro Dona Marta, Nicarágua: a Revolução das Crianças. Escreveu peças de teatro, ganhou prêmios e agora vai à Manguinhos falar sobre o que gosta de fazer: ler, escrever, escutar, conversar.

Mas o que é mesmo o FLUPP Pensa?
- É um processo continuado de formação de leitores e autores que acontece nos meses anteriores ao FLUPP, entre 14 de abril e 8 de novembro.
- O FLUPP Pensa é um reality show literário que visa publicar um livro - a ser lançado na FLUPP - lançando 30 novos autores, sendo 15 oriundos de áreas periféricas dentro da região metropolitana do Rio de Janeiro e outros 15 da Policia Militar.
- Ao mesmo tempo, realizará encontros literários em 12 comunidaes e, eventualmente, no QG da Polícia Militar. Em cada encontro, leva-se um escritor de reconhecido prestígio para a participação em uma mesa aberta ao público.

1º Encontro de Terapia Comunitária em Manguinhos

No sábado, 19 de maio, das 14h às 16h, a Sala Meu Bairro da Biblioteca Parque de Manguinhos sediará o 1º Encontro de Terapia Comunitária.

A proposta deste encontro é trabalhar o autoconhecimento dentro de uma roda de conversa. Na dinâmica, o grupo elegerá o tema que será debatido, o qual, certamente, fornecerá contribuições valiosas para a busca e o fortalecimento da autonomia do seu pensar e agir e sua atuação na comunidade. 

A atividade, aberta ao público, é uma proposta da Assessoria de Cooperação Social/ENSP através do Projeto Território de Vivências Comunitárias em parceria com a Organização de Mulheres de Atitude (OMA) e a Casa da Mulher de Manguinhos (CMM).