sábado, 14 de setembro de 2013

Mais da metade da população brasileira tem excesso de peso

Dados inéditos do Ministério da Saúde revelam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. 

A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) mostra que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso ideal. 


Em 2006, o índice era de 43%. Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%.

O estudo inédito também indica que a obesidade cresceu no país, atingindo o percentual de 17% da população. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados pelo Ministério, o índice era de 11%. O aumento atinge tanto a população masculina como a feminina. 

Na primeira edição da pesquisa, 11% dos homens e 11% das mulheres estavam obesos. Atualmente, 18% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade contabiliza 16%.

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33496

Primeira Parada Gay de Manguinhos contra Todos os Preconceitos

A juventude de Manguinhos, com apoio de vários parceiros, se reúne contra a homofobia, o racismo e a favor da diversidade.

Sábado, dia 14 de setembro, as ruas de Manguinhos estarão coloridas e animadas com a passagem do trio elétrico da Primeira Parada Gay de Manguinhos. A concentração será na entrada do Mandela 1, às 14h, na rua Leopoldo Bulhões, 800. O presidente do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) de Manguinhos, Raphael Cortez disse que o objetivo é potencializar o grupo e democratizar o acesso de todos a qualquer lugar, sem discriminação.
Em 2012, foram assassinados no país 338 homossexuais, o que significa uma morte a cada 26 horas. De acordo com estudo do Grupo Gay da Bahia, a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no país, o Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos. Para chamar a atenção para este tema e para a falta de espaços de Cultura e Lazer em Manguinhos, o grupo LGBT organizou este evento que começa nas ruas de Manguinhos e termina com muito brilho, shows, performances e baile Funk.
Além do público gay, Raphael espera muitos simpatizantes na parada e nos shows, que acontecerão na quadra poliesportiva do Mandela 2, a partir das 21 horas. “Estarão presentes o grupo de pagode Tá no Brilho, as drags queens com a performance Bate Cabelo e os gogo boys”, disse Raphael. Sem preconceito de cor, etnia, religião, sexo ou crença, o grupo convida todos para um encontro festivo, pela paz e diversidade.
Serviços
Primeira Parada Gay
Concentração: entrada do Mandela 1 - Leopoldo Bulhões, 800 - Manguinhos
Horário : 14 horas
Shows, performances e baile Funk:
Onde: quadra poliesportiva do Mandela 2
Horário: 21 horas
Contato: Raphael Santos - 9241-1519

Fonte: Portal do Teias