quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Difusão e Intercâmbios Culturais

Prosseguem abertas até o dia 28 de dezembro de 2011 as inscrições para viagens em abril de 2012 -Chamada Pública Nº 16/2011 – Seleção Pública de Difusão e Intercâmbios Culturais. Poderão ser contemplados por esta chamada pública apenas as pessoas físicas residentes do Estado do Rio de Janeiro e que estejam em dia com as obrigações fiscais previstas em lei.

Objetivo - promover a difusão da cultura fluminense e o intercâmbio cultural entre regiões do estado do Rio de Janeiro e com outras regiões do país e do mundo, nas seguintes áreas: artesanato, design, arquitetura, restauro, patrimônio cultural material e imaterial, cultura popular, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, publicidade, rádio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, gestão e produção cultural.

Apoio - concessão de passagens aéreas ou rodoviárias e reservas de hospedagem para grupos, artistas e técnicos convidados a participar de eventos culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de: (a) apresentação de trabalho próprio; (b) residência artística; (c) cursos de capacitação na área cultural.

Mais informações no site http://www.cultura.rj.gov.br/editais/cp0162011.php

Festa da Biblioteca Parque Manguinhos

Sábado, 17/12, a Biblioteca Parque de Manguinhos comanda a festa dentro e fora de seu espaço cultural, a partir das 18h. São três os grandes motivos para tanta animação, além, é claro, do período de confraternizações natalinas:

1º - comemoração de um ano de funcionamento deste equipamento,
2º - relançamento da Revista Setor X, com distribuição de exemplares, e
3º - compartilhar com os moradores e amigos o prazer da premiação recebida na 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro, no Rio Centro, quando a Biblioteca foi contemplada com o Prêmio José Olympio de Apoio à Leitura, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
De acordo com Maura, da produção cultural, as atrações são imperdíveis. Pra começar a azeitar os motores, na Ludoteca haverá seção pipoca com exibição de vídeos. Na praça, será montado um palco e várias barracas de comes e bebes. O estilista Júlio apresentará, em um belo desfile, sua grife “Jacaré também é moda”. A música vai abalar corações, corpos e mentes, entre as atrações: Bonde dos CRIA, dançarinos de be boy, Radasha, entre outras personalidades.

EUA: A vida na prisão nação

Interessante artigo, enviado por um amigo leitor deste blog, que merece ser analisado pelos amigos e amigas deste blog.

"Em tempos de grandes eventos esportivos, UPPs e de restrições nos gastos federais com  "o social", e considerando o apreço dos nossos governantes pelas receitas vindas do norte do planeta, a leitura do pequeno artigo abaixo ajuda-nos a pensar nos possíveis desafios que se colocam para aqueles/as que ainda ousam sonhar com dias melhores para nossa sociedade."

"EUA: A vida na prisão nação"

Conferência Nacional de Mulheres

A coordenadora da Radioagência EBC, a jornalista Juliana Nunes - e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (Cojira-DF) -acompanhou os três dias da Conferência, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O sentimento de vitória daquelas que participaram do evento foi muito forte. Segundo ela, o grande resultado foi a manutenção da Secretaria das Mulheres anunciado pela presidenta Dilma.

O evento objetivou discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica social, cultural e política das mulheres. Coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a Conferência terminou nesta quarta-feira,14, com a apresentação das Moções aprovadas na plenária, resultado da propostas e recomenações debatidas nos grupos de trabalho.