domingo, 10 de março de 2013

Conselho de igrejas quer saída de Feliciano da CDH

Será que a chapa esquentou para o deputado Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos?
Agora é a vez do Conselho das Igrejas que quer a saída dele desta comissão. Para integrantes do CONIC, o comportamento de  “cunho racista e preconceituoso” do deputado paulista o descredencia para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Entidades pedem imediato afastamento e ética na política.

A matéria é do Congresso em Foco.

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) pediu neste domingo (10) o afastamento do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara. Em nota, o conjunto de entidades informou ter elaborado uma moção de repúdio contra o parlamentar paulista por causa das declarações públicas dele e o processo enfrentado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Conic é formado pelas igrejas Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida. Na nota, as igrejas pedem mais ética na política e conclamam por “um Congresso Nacional transparente e com ficha limpa” e pela “reforma política do Estado brasileiro na busca da ampliação da cidadania”.

Leia a matéria inteira clicando abaixo.

Plano Juventude Viva: contra genocídio do jovem negro


O Fórum da Juventude do Rio de Janeiro mandou bem: levou representantes do governo federal e estadual para dialogarem com jovens ativistas de diversas áreas para discutir o Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra - JUVENTUDE VIVA!!!

Aníbal Amorim (esq) e Fransergio Goulart
Ao dar as boas vindas e congratular os presentes ao evento, Aníbal Amorim, representando a vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, revelou o empenho no fortalecimento da discussão sobre a Saúde da População Negra dentro da instituição. De acordo com Amorim, será entregue ao presidente Paulo Gadelha Moção Saúde da População Negra, fruto do Seminário (de mesmo nome) realizado em dezembro de 2012, assim como será proposta a criação de GT para esta temáticac dentro da Câmara Técnica da Fiocruz.

“O Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra – Juventude Viva é a primeira resposta articulada do governo federal a uma demanda histórica de denúncias contra o genocídio desses jovens. Essa demanda veio da sociedade com muita força. Serve para levantar o debate na nossa sociedade racista a partir de valores de igualdade e de não discriminação”, afirmou a coordenadora da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernanda Papa. 

A juventude de terreiro foi representada por Ana Bartira e Diego Conceição do GT Juventudes de Terreiro da Rede Nacional de Religiões Afros e Saúde; Diego Santos Francisco, GT Juventude Negra do Conselho Nacional da Juventude; Tiago Santana, Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude do Estado do Rio de Janeiro; Rachel Barros, Fórum Juventude do Estado do Rio de Janeiro; Monique Cruz, Fórum Social de Manguinhos; e Guilherme Pimental, do Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo. 

Leia a matéria publicada no Informe Ensp.