quinta-feira, 24 de março de 2011

Círculos de Leitura

A ENSP em conjunto com o movimento social de Manguinhos está promovendo espaços de participação local com a realização de círculos de leitura crítica (CLC) do Informativo Comunidade na Saúde.

Desenvolvido no âmbito do Projeto Participação Cidadã, o Círculo de Leitura Crítica tem o objetivo de promover a formação e participação crítica dos moradores de Manguinhos para a gestão das políticas de saúde no território. A sua realização acontece a partir da leitura do Informativo Comunidade na Saúde, que tem como tema principal de sua primeira edição o Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos.
                                                    
No dia 22 de fevereiro realizamos o primeiro Círculo de Leitura no Fórum Social de Manguinhos, com a participação da coordenadora  do Teias, Elyne Engstrom. Os moradores tiraram suas dúvidas sobre a nova política de saúde, o processo de constituição do Conselho Gestor Intersetorial e relataram alguns dos principais problemas de saúde de Manguinhos, como o crack. Também ficou evidente a necessidade de criar novos espaços de participação nas comunidades de Manguinhos, para que a gestão da política de saúde aconteça realmente de forma participativa.

Os próximos Círculos de Leitura acontecerão:

Dia 24/03, às 19h, no Pólo I do Programa de Educação de Jovens e Adultos – Peja Manguinhos, que fica na RedeCCAP – Rua Luiz Gregório de Sá, 46, Vila Turismo.

Dia 26/03, às 14h, no evento em comemoração ao dia Nacional e Internacional da Mulher no Colégio Compositor Luiz Carlos da Vila, na Av. Dom Helder Câmara, 1184, Manguinhos.