quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mostra Audiovisual de Estudantes

 De 8 a 10 de setembro acontece a 1ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio  (Av. Fernando Bulhões, 1480 – Maguinhos). O trabalho se originou no Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) a partir das discussões sobre as concepções do uso de tecnologias na educação, como o audiovisual e hipermídia.

O objetivo é debater o uso da imagem de uma forma crítica na educação. Na EPSJV a disciplina de audiovisual, que tem como referência a educação politécnica, permite aos alunos uma produção que vai além do uso simplificado das tecnologias. Aqui também é discutida com os jovens, a compreensão do papel da proliferação das imagens no mundo real, sem separar o domínio das técnicas do processo de formulação, tendo a critica da imagem como eixo central.

Criança e adolescente: políticas públicas

Escuta ou inquirição? Os impactos da judicialização na rede de proteção à criança e ao adolescente. A proteção integral de crianças e adolescentes e sua interface com as políticas públicas. Estes temas integram a Conferência livre de assistentes sociais, psicólogos e demais defensores dos direitos da criança e do adolescente a ser realizada dia 30 de setembro, das 9h às 18h, na Uerj – Maracanã (auditório 91).

Entre os convidados: o advogado Pedro Pereira, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro; Eunice Fávero, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; a psicóloga Esther Arantes, professora da UERJ; Eufrásia Maria Souza das Virgens, defensora pública do Estado do Rio de Janeiro.

O evento é coordenado pelo Conselho Regional de Serviço Social da 7ª Região e Conselho Regional de Psicologia da 5ª Região com apoio do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA e Comissão de Direitos Humanos da OAB.