sábado, 22 de junho de 2013

Obras inacabadas do PAC trazem riscos à saúde

Uma contribuição interessante do pesquisador Alexandre Pessoa, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz. Matéria do Jornal Brasil de Fato que mostra um outro país que não aparece nas grandes emissoras e, quando os assuntos são abordados, "é para culpabilizar a pobreza ou para induzir que nada é possível fazer". Página 8, "Moradores de Manguinhos sofrem com obras do PAC".

Quem puder acessar, leia a matéria na íntegra no site http://www.brasildefato.com.br/node/13096 .

O que mais deixa indignado o pesquisador, está relacionado com o que já se sabia desde o início das obras do PAC-Manguinhos: "os problemas dos projetos, a péssima qualidade das obras e que o arbítrio reinava em pleno século XXI". As fotos não deixam dúvidas sobre o descaso e custos desnecessários - de recursos públicos e de vidas que se foram e outras que ainda serão ceifadas, a médio e longo prazos. E novamente o professor questiona: "Cadê o saneamento nas habitações populares?" 


Ao mesmo tempo em que pergunta, revela uma possível resposta: "A solução seria o Des(governador) Sergio Cabral morar nas “novas” casas do PAC. Ver e sentir as excretas, dejetos humanos ou m... voltando pelo vaso nos dias de chuvas e ter como salário o valor vexatório das indenizações das casas oferecidas pelo Governo do Estado do RJ. Os moradores de Manguinhos merecem e exigem respeito!"