domingo, 11 de dezembro de 2011

Conferência de Juventude/RJ

Segundo relato de Monique Cruz, do coletivo do Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos, que conquistou vagas como delegado para a 2ª Conferência Nacional da Juventude em Brasília, várias organizações da sociedade civil fizeram severas críticas quanto a condução do processo da etapa estadual no Rio de Janeiro, que resultaram em um documento intitulado Carta à Sociedade.

Medo de Altura ou Acrofobia

Acrofobia, o velho conhecido medo de altura, é um problema sério. O indivíduo que tem fobia à altura tem medo de escorregar, de cair, para ele, o perigo é "real". O primeiro sintoma é não conseguir olhar para baixo; pode acontecer uma sensação de falta de ar; o lacrimejar, quase choro, pode ser inevitável. Em geral, as situações de possível perigo são as escadas rolantes, os edifícios altos, as ladeiras, último andar do Theatro Municipal, consideradas pontos fortes de Acrofobia. 

Um fato interessante é que pessoas com fobia de altura ou acrofobia podem se acostumar com determinados locais altos, perdendo o medo desses lugares. Entretanto, vivenciará o medo novamente diante de outro lugar alto. Pessoas que sofrem de acrofobia podem ter um ataque de pânico quando estão em um lugar alto e não vêem uma forma de sair dele. 

O medo de altura é uma fobia irracional, faz parte de um transtorno causado pela ansiedade. Sentir receio é normal, e resulta de um equilíbrio, pois sabemos o nosso limite e até onde podemos ousar. Mas, quando este medo atinge situações simples e corriqueiras pode ser uma patologia que precisa ser tratada.