terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Formação em Gestão de Projetos e Organizações sócio-comunitários

Os moradores de Manguinhos têm até o dia 9 de março para iscreverem-se na Formação em Gestão de Projetos e Organizações sócio-comunitários. Esta é a data limite para fazerem as pré-inscrições, cujas inscrições só podem ser feitas por meio do link http://www.dirad.fiocruz.br/?q=node/217.
É bom também marcar na agenda que a aula inaugural será no dia 15 de março, às 9h, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), na sala 407.

Este curso livre é fruto da parceria entre a Assessorias de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Presidência e da Diretoria de Administração (Dirad).

As pré-inscrições serão realizadas somente através do link http://www.dirad.fiocruz.br/?q=node/217, baixe o arquivo da ficha e a encaminhe para o e-mail: vanessasoares@fiocruz.br

Rio+20 - Reunião do GT Rio

A próxima reunião do Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro (GT Rio) acontece no dia 1º de março, das 17h às 20h, na Fundição Progresso (Circo Voador, Lapa). O objetivo é montar as atividades de mobilização de rua para o mês de março. Participe!

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

GT Rio: Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro do CFSC, responsável pela realização de atividades e de encontros preparatórios da Cúpula dos Povos na cidade que será sede do evento.

Conselheiros de Saúde analisam Regimento Interno do CGI


Da esquerda para a direita: o(a)s conselheiro(a)s Nelson, Norma,
Elenice, Bruno, Eloína e Marinalva, e Ariana (ACS/Ensp)
Na manhã do dia 27/2/2012, alguns Conselheiros (cidadão-usuários) do Conselho Gestor Intersetorial/CGI e técnicas da Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ACS\ENSP) se reuniram, no Espaço de Educação Permanente em Saúde, da Clínica da Família Victor Valla, para leitura e análise da minuta do Regimento Interno do CGI. As sugestões de alterações serão debatidas na Plenária do dia 2/3/2012, sexta-feira, das 10h às 12h, na sala Meu Bairro, da Biblioteca Parque Manguinhos (Av. Dom Hélder Câmara, 1.184).

Fotos: Sandra Martins (ACS/Ensp)
Dos representantes da comunidade, estiveram presentes: Norma Maria (Grupos étnicos e minorizados: negros, deficientes e LGBT), Elenice Barbosa (Religioso), Marinalva Fernandes (Idoso), Carlos de Oliveira (Representações comunitárias), Bruno Lima (Cultura) e Eloina Araújo (Criança e Adolescente).

Situação da Mulher Negra Brasileira

Entre os dias 13 e 2 de março, a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras apresenta informe sobre a situação das mulheres negras na 51ª Sessão do Comitê CEDAW, Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, que acontecerá em Genebra.  
Este informe enfocará dois artigos da Convenção 34/180 do CEDAW, porque os temas relacionados ao Trabalho (artigo 11) e à Saúde (artigo 12) são prioritários para esta Articulação, considerando que a dimensão das desigualdades raciais apresentadas nestes campos tem inviabilizado o acesso da população negra em geral e das mulheres negras em particular, à cidadania plena.