quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Moradores de Manguinhos protestam contra a falta de luz

Na foto, PM controla as chamas Cezar Loureiro / O Globo
O noticiário do clima do Rio de Janeiro na quarta-feira, 26 de dezembro, registrou a temperatura mais alta do ano, com máxima chegando aos 43,2º, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A sensação térmica alcançou 47º. Em vários bairros da cidade constatou-se falta de energia elétrica, até mesmo em Niterói houve a luz sumiu - no "asfalto" foi e voltou cinco minutos depois, nas comunidades de baixa renda... bem...a história foi outra...ela só voltou de manhã.

E em Manguinhos o mesmo ocorreu. Com a diferença que este é um fato que é recorrente, trazendo prejuízos físicos, financeiros e emocionais - pois os ânimos se exaltam, crianças e idosos passam mal, comidas e remédios se estragam, os dois únicos sinais da Rua Leopoldo Bulhões se apagam e acidentes acontecem.

Reclamar parece que não adianta, pois nada é feito. Hoje, quinta-feira, 27, a população não aguentou o descaso e protestou ateando fogo a pedaços de madeira e pneus espalhados pela Leopoldo para chamar a atenção dos veículos que fugiam apavorados com um possível confronto entre os moradores e o Batalhão de Choque (BPChoque). 

A cena deplorável é absolutamente imaginável: famílias, pagadores de impostos, jovens, mulheres, idosos e crianças exigindo respeito, dignidade e cumprimento do que lhes é direito - luz e respeito.

Segundo o Globo Rio (online):

Além das equipes BPChoque, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) tentaram conter os ânimos dos manifestantes, que lançaram pedras e paus sobre os policiais. Bombas de gás lacrimogênio foram usadas para dispersar o grupo formado por cerca de cem pessoas. 

A revolta com a falta de energia elétrica também provocou tumulto na noite desta quinta-feira no acesso ao Túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, onde moradores da comunidade localizada próximo à galeria tentaram fechar a via. A PM foi acionada e o tráfego foi liberado.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/moradores-de-manguinhos-fazem-protesto-na-avenida-leopoldo-bulhoes-devido-falta-de-luz-7149392#ixzz2GJGm7bo4