quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Moradores de Manguinhos protestam contra a falta de luz

Na foto, PM controla as chamas Cezar Loureiro / O Globo
O noticiário do clima do Rio de Janeiro na quarta-feira, 26 de dezembro, registrou a temperatura mais alta do ano, com máxima chegando aos 43,2º, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A sensação térmica alcançou 47º. Em vários bairros da cidade constatou-se falta de energia elétrica, até mesmo em Niterói houve a luz sumiu - no "asfalto" foi e voltou cinco minutos depois, nas comunidades de baixa renda... bem...a história foi outra...ela só voltou de manhã.

E em Manguinhos o mesmo ocorreu. Com a diferença que este é um fato que é recorrente, trazendo prejuízos físicos, financeiros e emocionais - pois os ânimos se exaltam, crianças e idosos passam mal, comidas e remédios se estragam, os dois únicos sinais da Rua Leopoldo Bulhões se apagam e acidentes acontecem.

Reclamar parece que não adianta, pois nada é feito. Hoje, quinta-feira, 27, a população não aguentou o descaso e protestou ateando fogo a pedaços de madeira e pneus espalhados pela Leopoldo para chamar a atenção dos veículos que fugiam apavorados com um possível confronto entre os moradores e o Batalhão de Choque (BPChoque). 

A cena deplorável é absolutamente imaginável: famílias, pagadores de impostos, jovens, mulheres, idosos e crianças exigindo respeito, dignidade e cumprimento do que lhes é direito - luz e respeito.

Segundo o Globo Rio (online):

Além das equipes BPChoque, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) tentaram conter os ânimos dos manifestantes, que lançaram pedras e paus sobre os policiais. Bombas de gás lacrimogênio foram usadas para dispersar o grupo formado por cerca de cem pessoas. 

A revolta com a falta de energia elétrica também provocou tumulto na noite desta quinta-feira no acesso ao Túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, onde moradores da comunidade localizada próximo à galeria tentaram fechar a via. A PM foi acionada e o tráfego foi liberado.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/moradores-de-manguinhos-fazem-protesto-na-avenida-leopoldo-bulhoes-devido-falta-de-luz-7149392#ixzz2GJGm7bo4

3 comentários:

  1. É um absurdo que um serviço público pago com nossos impostos seja tão vagaba assim. Usar os canais competentes para reclamar não adianta dependendo da localidade. Sem outros recursos, é claro que as pessoas vão exigir visibilidade às suas demandas de alguma maneira e da forma que conhecem: e tome gás de pimenta e bomas de efeito, mas sem retorno das autoridades que são pagas para atender a estas demandas. Luis

    ResponderExcluir
  2. Caraca, é sinistro termos que fazer o mesmo que nossos avós faziam para as autoridades nos escutarem e resolverem o problema criado por eles. caraca

    ResponderExcluir
  3. Pô, será que eles pensam que as pessoas que moram em favelas são bichos para serem trancados em zoológicos? um calor do caramba, sem luz, comida estragando, calor miserável, porque não trocamos de lugar com as autoridades???? até os policiais também não ficam numa boa, só que eles têm o direito legal de reprimir nossas reclamações justas - mesmo entendendo que nós temos direito de não ser tratados como bichos. Com o salário que ganham eles também têm suas famílias morando em lugares de poucos recursos, como nós... A raiva dos dois lados deveria ser canalizada para as "autoridades" como os políticos - prefeito, vereadores, governador, deputados estaduais e por aí vai...

    ResponderExcluir