quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cancelada reunião GT Comunicação

A reunião do GT de Comunicação e Turismo do Conselho Comunitário de Manguinhos agendada para acontecer na sexta-feira, 4/11, foi cancelada devido a insegurança na região.

Um dos pontos da pauta seria a discussão do plano de mídia para uma veículo de comunicação comunitário.

Na coordenação, Alline do PAC Municipal e Simone dos Anjos – eleita no último dia 15/10 como conselheira suplente do segmento de Mulheres de cidadão-usuário do CGI/Teias - Escola Manguinhos, e que entre outras atribuições, representará Manguinhos como delegada para a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasilia, em dezembro.

PAC em Manguinhos rachado

Problemas na estrutura dos apartamentos preocupam moradores, que reclamam da fragilidade da obra, inaugurada em 2010

Por Mahomed Saigg
Erivaldo reclama de problemas e diz que
houve "falta de compromisso"
Foto: Alexandre Vieira/Agência O Dia

Rio - Solução de moradia para quem vivia na Favela de Manguinhos, os apartamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade já apresentam problemas. Nas paredes e no teto dos imóveis do Condomínio João Nogueira, rachaduras que surgem a cada dia revelam a fragilidade da obra.

Nos corredores dos edifícios, entregues em maio de 2009, fissuras nas escadas aumentam a sensação de
insegurança. A instabilidade dos muros de proteção que balançam com simples apoiar de braços, dando a impressão de que vão desabar, também preocupa. Assim como as infiltrações, que estão por toda a parte.

“Essa obra só tem aparência, por dentro dá pra ver que é muito fraca. Se a situação continuar do jeito que está, em pouco tempo esse prédio vai cair em cima da gente”, preocupa-se Gerlândio Guedes, 27 anos, morador do bloco 5, que improvisou reparo na parede da sala de casa (através do link ao final da notícia é possível assistir o vídeo sobre esse caso).“No meu quarto, as rachaduras, que começaram na parte baixa da parede, já alcançaram o teto. Estou com medo até de dormir em casa”, admitiu outra moradora, Simone Lisboa, 39 anos.

Quem também não se conforma com os problemas do condomínio é a copeira Verônica Alvino, 37. Moradora do 4º andar, ela não pode usufruir da sacada de seu apartamento. A estrutura de ferro está totalmente corroída. “O cano, que serve para retirar a água que se acumula no terraço do prédio, fica bem em cima das sacadas. Será que ninguém pensou que, com o tempo, elas iriam enferrujar?”, questiona.

Presidente da Associação de Moradores do Condomínio, Erivaldo Lira reclamou da “falta de compromisso do Estado”. “O governo nos abandonou. Há meses venho pedindo solução para esses problemas e nada”, cobrou Lira.

Emop promete fazer vistoria em imóveis
Os problemas nos apartamentos do PAC em Manguinhos se repetem no Complexo do Alemão. Diante das reclamações dos moradores, a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) fará hoje uma vistoria nos imóveis dos dois condomínios. O objetivo é analisar a gravidade da situação e definir a responsabilidade dos reparos.

Em nota, a Emop informou que, se as deformidades tiverem sido provocadas por erros de construção, as reformas serão de responsabilidade das construtoras. O mesmo não ocorrerá se elas tiverem sido causadas por falta de manutenção ou de conservação.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/11/rachaduras_nos_predios_do_pac_em_manguinhos_203764.html

Apoio a deputado ameaçado

Ao iniciar a reunião do Fórum Social de Manguinhos, dia 1º de novembro, na Paróquia de Santa Bernadete, os presentes foram informados e convidados a participar da manifestação em apoio ao deputado Marcelo Freixo (PSOL), que acontecerá no domingo, 6/11, às 11h, na Praia de Copacabana, altura do Copacabana Palace. O ato de solidariedade está sendo organizado por ativistas de variados movimentos sociais.

O parlamentar, ex-presidente da CPI das Milícias, em 2008, na Alerj, que indiciou mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos, vem recebendo sistemáticas ameaças de morte, não apuradas pela Executivo do Estado do Rio de Janeiro. 

Segundo Marcelo Freixo, ele só aceitou o convite feito pela Anistia Internacional de viajar para a Europa com sua família por 30 dias, para que houvesse “um tempo para que o esquema de segurança fosse ajustado”.

Nesse sentido, todos os moradores e trabalhadores de Manguinhos estão convidados para participarem do ato de apoio ao deputado Marcelo Freixo no domingo, 6 de novembro, às 11h, na Praia de Copacabana, altura do Copacabana Palace.

O Fórum Social de Manguinhos acontece toda terça-feira, entre 17h30 e 20h, de forma itinerante, em diversos espaços públicos no território. A próxima reunião, 8/11, será realizada na Paróquia de Santa Bernadete, na Avenida dos Democráticos, 896, Higienópolis.