segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fórum Social de Manguinhos Já!

Das 18h às 20h, desta terça-feira (17/01), a Comissão Executiva do Fórum Social de Manguinhos se reúne na Paróquia Santa Bernadete, afim de organizar/sistematizar as várias discussões e proposições que foram trazidos nos encontros do Fórum nos últimos meses de 2011 (concepção do Fórum, análise de conjuntura, diálogo com outros espaços de participação em Manguinhos, ampliação da comissão executiva, Temas 2012, etc).  


A Comissão Executiva é constituída de pessoas que tenham disponibilidade e que queiram contribuir na organização do Fórum. Ou seja, sua composição é sempre aberta. 


Então, participe! A Paróquia Santa Bernadete fica situada na Avenida Democráticos, 896 - Higienólis.

Medicamentos gratuitos em unidades privadas

Portadores de hipertensão ou diabetes podem pegar medicamentos gratuitamente em mais de 20 mil unidades privadas. Para obter os produtos disponibilizados, o usuário precisa se dirigir a uma das drogarias credenciadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular e apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Dúvidas podem ser esclarecidas e encaminhadas ao Ministério da Saúde - pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa - por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.
Fonte: Intranet Fiocruz