sábado, 20 de agosto de 2011

Forum Manguinhosl: Educação negligenciada

A galera do Fórum Social de Manguinhos realiza na próxima terça-feira, 23/08, a partir das 17h30, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-Manguinhos), já anunciado neste blog, um debate amplo sobre a situação da educação em Manguinhos.

Uma carta à população está sendo distribuída em várias comunidades desta região chamando atenção de todos para o descaso com a educação, estrutura funcional e salarial que afetam toda a comunidade escolar e acesso à ela.

Carta Aberta do Fórum do Movimento Social de Manguinhos
Fórum de Educação

Prezados Moradores, amigos, trabalhadores e ativistas de Manguinhos,

   Desde 2007, o Fórum Social de Manguinhos vem sendo um importante espaço de manifestações, denúncias, debates e planejamento de ações para a melhoria das condiçoes de vida dos moradores de Manguinhos. Nesses quatro anos de existência, muitos foram os momentos em que a educação apareceu como assunto importante para as estratégias de luta dos moradores.

   No ano de 2009, a educação infantil foi tema de debates, e como resultado, o Fórum produziu o "Manifesto pela Infância de Manguinhos" e realizou o debate "A educação que Temos e a Educação que queremos".
    Nos últimos meses, novos acontecimentos trouxeram a necessidade de voltar a debater a situação da educação em Manguinhos. Moradores tem relatado as dificuldades de manter seus filhos na escola pela falta de vagas e professores; as condições de trabalho dos professores são trazidas constantemente pelos participantes do fórum, que explicitam as dificuldades de estrutura e salários. Todo esse quadro mobilizou os participantes do Fórum para organizar um debate sobre a situação atual da educação em Manguinhos.

   Neste encontro aprofundaremos o diagnóstico da educação e construiremos ações coletivas para transformar esta situação.

   Neste sentido, gostaríamos de contar com a sua partcipação neste evento, já que entendemos que a educação de qualidade é direitos de todos, portanto, fruto da participação ativa de Moradores e trabalhadores da educação.

   O Fórum de Educação a será realizado no Centro de Referencia da Juventude, o CRJ-Manguinhos, na terça-feira dia 23 de agosto, das 17h às 20h.

   Pedimos a confirmação pelo e-mail do Fórum Manguinhos (forumanguinhos@gmail.com) e/ou pelos telefones 3977-2580/ 3977-2589.

Atenciosamente,
Fórum do Movimento Social de Manguinhos.

Trabalho Social PAC: cursos

Estão abertas as inscrições para diversos cursos de qualificação profissional no Canteiro Social do PAC - Av. D. Helder Câmara, 1184, atrás da UPA de Manguinhos.
Mais informações e inscrições no local, das 8h às 17h.
Tel.: 3886-6031.