quinta-feira, 4 de julho de 2013

IX Conferência Municipal de Assistência Social

Entre os dias 8 e 10 de julho, acontece a IX Conferência Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Odylo Costa Filho, na Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - (UERJ).

O credenciamento ocorrerá no dia 8, a partir das 11h, com previsão de início a partir das 13h. 

Mais informações sobre a IX Conferência Municipal de Assistência Social no blog conferenciaassistenciario2013.blogspot.com.br.

Terrapia encerra atividades do 1º semestre de 2013

A Associação Terrapia, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, realizará, no dia 4 de julho, a formatura dos Seminários de Alimentação Viva do 1° semestre de 2013. Para celebrar a ocasião, os integrantes do Terrapia realizarão oJunta-Prato da Alimentação Viva e Crua. A atividade iniciará às 8 horas, na horta do Terrapia, e será aberta a todos. Os interessados em participar devem levar um prato com sementes germinadas, brotos e vegetais in natura, objetivando o compartilhamento de experiências em alimentação viva.
 
Os próximos seminários terão início no final de agosto. Fique atento à página do Terrapia, pois a data será divulgada posteriormente.
 
Na ocasião, haverá o 2º concurso de melhor receita do semestre (entre os formandos 2013-1), cujo vencedor terá sua foto e receita publicados no site e páginas de facebook do Terrapia.
 
O Terrapia convida ainda para que todos conheçam o Livro Vivo – o site em capítulos visitando a página www.ensp.fiocruz.br/terrapia e também para curtir a página no Facebook e a fanpage Terrapia Ensp.
 
Programação:
9h: Suco de Clorofila preparado em grupo, acompanhado da roda do TEMBIU PORÃ (trazer 2 maçãs e sementes germinadas)
9h30: Apresentação dos talentos artísticos e culinários
11h: Entrega dos certificados de “PRODUTORES DE BROTOS E SEMENTES GERMINADAS” aos participantes dos Seminários
11h30: Entrega dos certificados aos “EDUCADORES EM ALIMENTAÇÃO VIVA NA METODOLOGIA TERRAPIA”
12h30: Roda de agradecimentos e almoço de confraternização
 
Local: Horta do Terrapia, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (ENSP/Fiocruz). 

Grupo teatral português faz apresentação única sobre aquecimento global no Museu da Vida

Uma sátira sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global é apresentada na peça “Aquecimento esclarecido”, do grupo português Causa Associação Cultural, em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro.

Inspirada na conferência do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, - retratada no filme “Uma verdade inconveniente” -, a peça tem apresentação única e gratuita no dia 15 de julho, às 14h, na Tenda da Ciência do Museu da Vida.

O espetáculo usa do humor para tratar da controvérsia que cerca o tema. No formato de conferência, a peça aborda, de forma crítica, os argumentos daqueles que negam a existência ou a responsabilidade do homem nos processos que levam às mudanças climáticas.


Com duração de cerca de 35 minutos, o espetáculo é seguido de debate com especialista no tema. A peça, voltada para maiores de 12 anos, foi escrita pelo bioquímico David Marçal, autor de outras peças sobre temas científicos e coordenador do grupo “Cientistas em pé”, de stand-up comedy com cientistas.

Prorrogada a temporada da peça Aventuras no Castelo

O espetáculo Aventuras no Castelo foi prorrogado até 20 de julho, em novo horário, sem necessidade de agendamento prévio. As apresentações acontecem no Castelo de terça a sexta, às 11h e às 13h30; e aos sábados às 11h.

Durante a apresentação, o público é recepcionado por um anfitrião misterioso que, junto a outros dois personagens, leva os visitantes a um passeio por diferentes espaços do Castelo da Fiocruz e mostra detalhes da arquitetura e da história desse patrimônio cultural.

O espetáculo, dirigido por Wanda Hamilton, foi inspirado no texto “Um Turista no Castelo”, escrito por Antonio Carlos Soares.

Devido ao sucesso de público, a peça tem temporada prorrogada até 20 de julho em novo horário e sem necessidade de agendamento prévio. As apresentações acontecem de terça a sexta, às 11h e às 13h30; e aos sábados às 11h. Não perca!

Aventuras no CasteloAtividade gratuita
De 8 de maio a 20 de julho de 2013

Local: Castelo Mourisco, Fiocruz
Horários: de terça a sexta, às 11h e às 13h30; aos sábados às 11h(retirada de senha a partir das 10h). Visitação livre.
Faixa etária: para todas as idades
Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campusda Fiocruz).

Mais informações no site do Museu da Vida.