terça-feira, 21 de maio de 2013

Prorrogada inscrições para o Prêmio Culturas Populares


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) prorrogou para 5 de julho o período para as inscrições no Prêmio Culturas Populares 2012. 

O edital - http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012-2/ - contempla ações e trabalhos, individuais ou coletivos, que destaquem e fortaleçam as expressões populares da cultura brasileira, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Brasil. O concurso selecionará 350 candidatos. O investimento total é de R$5 milhões.

Escolhidos:- 170 projetos de pessoas de grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais. 
                 - 170 trabalhos de grupos ou comunidades envolvidos diretamente com as expressões culturais populares e outros 10 prêmios concedidos aos herdeiros diretos de mestres já falecidos (in memoriam). 

Participam do Prêmio: - projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares, em todas as suas formas e modos próprios como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas e audiovisual.

Inscrições: - por via postal, ou pela internet. É necessário encaminhar a documentação e anexos exigidos.

Edital: - fichas de inscrição e cartilha contendo o manual de orientações estão disponíveis no link:http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012-2/

Atendimento Sebrae: Comerciante e Empreendedor

Nos dias 22 e 29 (quartas), das 14h as 17h, na Sala 1 da Biblioteca Parque de Manguinhos, uma equipe do Sebrae estará atendendo comerciantes e empreendedores que queira formalizar seus negócios.

O atendimento é inteiramente gratuito. Não perca esta oportunidade morador e trabalhador de Manguinhos.



Audiência Pública para Crianças e Adolescentes - Brasília


PIC NIC Literário: arrasou!!!

Iniciativas bacanas são para serem retumbadas igual a passagem de uma troupe de circo em uma cidade do interior. Este é também o papel do blog Participação Cidadã, daí que vamos novamente relatar o quanto foi bacana esta iniciativa que acontece na praça da Cidadania do DSUP. E, será Saulo - nosso parceiro do projeto CAIS/ICICT/Fiocruz - que vai relatar esta experiência dominical pra lá de gostosa, porque une gerações por meio de livros e muita descontração.

Mas vamos ao relato de nosso "repórter".

No domingo (19/05)aconteceu o "II PIC NIC LITERÁRIO DE MANGUINHOS", organizado pelo Coletivo de Integração Artística de Benfica, em parceria com o Projeto CAIS (ICICT/FIOCRUZ e Cooperação Social/FIOCRUZ), a Biblioteca Parque de Manguinhos, o Movimento Cidades Invisíveis, o Projeto Lendo e Aprendendo e o Movimento Bibliotecas Livres. O piquenique contou ainda com a música de Virgílio dos Santos, Ísis Botelho e Douglas da Capoeira, além de contação de histórias  e oficina de máscaras com Priscila Bento e Maria Antonieta

Durante o último mês, os responsáveis pela organização do evento arrecadaram doações e conseguiram entre amigos aproximadamente 200 livros infantis, que foram distribuídos gratuitamente para as crianças da comunidade. Para Leo Salo, do Projeto CAIS, o apoio dos amigos foi fundamental para o êxito do evento: "Cada um foi fazendo contato com os amigos mais próximos, que por sua vez foram pedindo para seus amigos também. Assim criamos uma corrente bacana, e conseguimos arrecadar os livros."  

"Foi lindo ver os olhos de crianças e adultos brilhando em contato com o livros! Gratificante! Muito obrigado a todos os doadores! Tenham certeza que os livros serão lidos e relidos com muita felicidade! Queremos realizar este evento com uma certa regularidade e precisamos desta forma manter uma campanha contínua de arrecadação de livros infantis." - comentou o músico Virgílio, idealizador do piquenique. A próxima edição acontecerá no dia 13 de julho.