terça-feira, 10 de abril de 2012

Lideranças de Manguinhos promovem evento na Leopoldo Bulhões


No dia 5 de maio, das 8 às 17 horas, acontecerá o evento Leopoldo Bulhões: o Caminho da Paz. A atividade, organizada pelos atores sociais – moradores, organizações e entidades públicas – do território de Manguinhos, acontecerá no trecho da Rua Leopoldo Bulhões entre a Fiocruz e os Correios, que será interditado para a realização das variadas atividades envolvendo os diversos parceiros. A Assessoria de Cooperação Social da ENSP apoia a iniciativa e busca articulação com os departamentos da Escola para a realização de atividades no dia do evento. A ideia é que os departamentos contribuam com suas expertises para ampliar as ações que serão realizadas na ocasião.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Cooperação Social da ENSP, Mayalu Mattos, os departamentos interessados em participar dessa ação de visibilidade positiva da comunidade devem entrar em contato com a Assessoria, através do e-mail cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br, para apresentar suas propostas para o evento. Apontar para a sociedade que o território de Manguinhos não tem apenas violência ou espaços produtores de mazelas sociais é a perspectiva dessa ação coletiva.

A proposta, conforme a organização do evento, é mostrar que os problemas existentes nessa região são comuns a outras regiões da cidade carioca. Que essa rua não é uma cidade dentro de outra cidade: e, sim, uma rua situada dentro da cidade do Rio de Janeiro e, como qualquer território e população, merece respeito, dignidade e serviços públicos que funcionem em benefício desta.

Mayalu Matos disse ainda, que a Fundação Oswaldo Cruz é parceira desta ação, através da assessoria da Cooperação Social da Fiocruz e da ENSP. “A escola, historicamente, participa e apoia vários eventos dessa natureza, com destaque para o movimento Agenda Redutora das Violências no Local, que organizou o evento Caminho da Paz com Garantia de Direitos, nos anos de 2004 e 2005”, afirmou.

Fonte: Informe Ensp