segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bloco SEMÁFORO NELES!

Moradores e trabalhadores de Manguinhos botam o bloco na rua para continuar a reivindicar um semáforo na Rua Leopoldo Bulhões em frente à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). 
É o bloco Semáforo Neles!!!, que nesta quinta-feira, 7/02, se concentra às 14h em frente a escola e segue em direção aos Correios (nº 530), a proposta do bloco foi discutida e aprovada por unanimidade em reunião dos conselheiros de saúde local.
Ao longo de 2012 foram cerca de 100 atropelamentos, uma média de dois por semana. Em vários momentos, as comunidades do entorno buscaram sensibilizar as autoridades municipais, por meio de manifestações com fechamento da via expressa (acolhidas com gás de pimenta), ou por meio de ofícios. A resposta oficial é de que o problema será resolvido com o final das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): até lá...
Em apoio a esta reivindicação, os integrantes do Conselho Gestor Intersetorial (CGI) do Território Integrado de Atenção Básica à Saúde (Teias – Escola Manguinhos, iniciativa fruto da parceria entre o município do Rio de Janeiro e a ENSP/Fiocruz), decidiram criar uma estratégia que tivesse relação com o reinado de Momo. O CGI é um espaço de gestão participativa, de articulação intersetorial, que reúne gestores, trabalhadores e cidadãos usuários, com o objetivo de melhorar a saúde e as condições de vida de Manguinhos, como a colocação de um semáforo ou redutor de velocidades em frente à ENSP.
Via Expressa - A Rua Leopoldo Bulhões é uma via de mão dupla, que liga Bonsucesso ao bairro de Benfica e dá acessibilidade a maior parte das 13 comunidades da região. Nesta via expressa estão localizadas unidades da rede pública de ensino, Espaço de Desenvolvimento Infantil e creches comunitárias e instituições como a ENSP, CVT-Faetec, Correios. Em toda a sua extensão foram disponibilizados dois semáforos – Mandela 2 (Samora Machel) e Varginha (em frente ao CIEP JK). O fluxo de pedestres aumentou, principalmente por dois fatores: a inauguração, em junho passado, da nova estação intermodal de Manguinhos e construção sob o viaduto de um grande passeio público; e com a ocupação policial em 14 de outubro, com posterior instalação da UPP.

Serviço:
O quê? Bloco Semáforo Neles!
Reivindicação? Semáforo na Rua Leopoldo Bulhões em frente à ENSP/Fiocruz
Quando? 7 de fevereiro, às 14h
Onde? Concentração na Rua Leopoldo Bulhões, em frente ao nº 1.480 (ENSP) seguindo até o nº 530 (Correios)
Informações: Teias – Escola Manguinhos – 2598-2764