quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Território de Manguinhos debate a saúde na escola

Apresentar a situação do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos. Esse foi um dos objetivos da I Oficina de Planejamento Integrado do Programa, realizada nos dias 22 e 23/1, na ENSP. 

O primeiro dia foi dedicado ao tema Saúde na Escola: a perspectiva de um ambiente saudável potencializador de agentes sociais, com a presença de vários participantes. No segundo dia, foi a vez do tema O trabalho pedagógico centrado na construção do saber - participativo, prazeroso e significativo, com a professora Mariza Medeiros (foto).

A construção e proposição de projetos e pactos integradores que contribuam para uma atuação mais articulada entre as áreas da educação, saúde e assistência social foi o tema do primeiro dia, com a participação do gerente da Clínica da Família Victor Valla, Alex Mello. Em sua apresentação, o gerente contextualizou a iniciativa Teias-Escola Manguinhos e esclareceu o andamento do PSE no território. Manguinhos conta, atualmente, com 14 unidades escolares – creches, escolas, espaços de desenvolvimento infantil, entre outras – e cerca de 3 mil escolares.

O gerente apresentou, inicialmente, o Teias-Escola Manguinhos, que, desde sua criação, tem a missão de implementar um novo modo de organização da gestão e atenção à saúde na comunidade de Manguinhos. Segundo Alex, o PSE está inserido nesse contexto que objetiva a conformação de um território integrado de saúde como espaço de inovação das práticas do cuidado, do ensino e da pesquisa em saúde e melhoria da condição atual de saúde da população.

“Ainda estamos caminhando no Programa Saúde na Escola. Hoje, possuímos 14 unidades escolares em Manguinhos, com cerca de 3 mil alunos. Entre 2010 e 2012, promovemos ações educativas e de saúde bucal e resolução de problemas individuais. A perspectiva para 2013 é atuar em macrorregiões integradas com o CGI, a Assessoria de Cooperação Social (ACS/ENSP) e parceiros – trabalhando com outros eixos, entre eles: saúde bucal, ocular, alimentação e nutrição, imunização e educação em saúde – e contar com a atuação dos professores, que é fundamental”, concluiu o gerente.

A segunda mesa temática do evento, realizada no dia 23/01 pela manhã, debateu o tema O trabalho pedagógico centrado na construção do saber - participativo, prazeroso e significativo, com a professora Mariza Medeiros. No início de sua palestra, Mariza ressaltou que a mudança na educação começou em dezembro de 1996, quando foi publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), conhecida como Lei Darcy Ribeiro. “Essa lei traz uma proposta de gestão democrática da escola, que é um espaço cidadão do qual participam profissionais da educação, alunos, pais e sociedade”, e, em seu 12º artigo determina ser incumbência dos estabelecimentos de ensino a elaboração de seu projeto político-pedagógico (PPP) criando processos de integração da sociedade com a escola, foco da proposta da . 


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