quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Audiência Pública: Remoções por grandes projetos no Rio de Janeiro


À Flor da Pele: A Juventude Negra Feminina na Agenda Política de Juventude no Século XXI

Este é o título da pesquisa de mestrado de Juliano Gonçalves Pereira defenderá na sexta-feira, 20/09, no Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica, no Maracanã - RJ.

Orientando da professora doutora Sônia Beatriz dos Santos, Juliano objetivou, nesta pesquisa, refletir sobre a forma como a política pública direcionada à Juventude Negra no Brasil, neste século XXI, tem incorporado as experiências, práticas e discursos políticos da Juventude Negra Feminina. 

As políticas públicas focais para a juventude negra, conforme apurou Juliano em sua pesquisa, são instrumentos importantes de garantia de acessos aos direitos específicos deste segmento na sociedade brasileira. Entretanto, "elas precisam ser melhoradas no que se refere a incorporação das demandas específicas da juventude negra feminina."

Ainda abertas inscrições para Ensino Médio Técnico do CEFET/RJ

Seguem até dia 29 de setembro as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 1.166 vagas - distribuídas em sete campus - de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do ano letivo de 2014 do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ.

A escolaridade mínima exigida para os interessados em participar deste processo seletivo é Ensino Fundamental completo ou cursando o 9º ano (antiga 8ª série) desse nível de ensino. O processo seletivo é classificatório e se constitui na realização de provas abrangendo as áreas de conhecimento da base nacional comum dos currículos do Ensino Fundamental.

Para a inscrição, o candidato deve preencher se informar sobre o edital e preencher a ficha de inscrição nos sites www.exatuspr.com.br ou www.cefet-rj.br será realizada das até o dia 29 de setembro.