quinta-feira, 19 de setembro de 2013

À Flor da Pele: A Juventude Negra Feminina na Agenda Política de Juventude no Século XXI

Este é o título da pesquisa de mestrado de Juliano Gonçalves Pereira defenderá na sexta-feira, 20/09, no Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica, no Maracanã - RJ.

Orientando da professora doutora Sônia Beatriz dos Santos, Juliano objetivou, nesta pesquisa, refletir sobre a forma como a política pública direcionada à Juventude Negra no Brasil, neste século XXI, tem incorporado as experiências, práticas e discursos políticos da Juventude Negra Feminina. 

As políticas públicas focais para a juventude negra, conforme apurou Juliano em sua pesquisa, são instrumentos importantes de garantia de acessos aos direitos específicos deste segmento na sociedade brasileira. Entretanto, "elas precisam ser melhoradas no que se refere a incorporação das demandas específicas da juventude negra feminina."

trabalho foi dividido em três capítulos. No capítulo I, o ex-conselheiro, pela sociedade civil, do Conselho Nacional de Juventude (Cojuve) no biênio 2010-20111, definiu Juventude Negra Feminina. Já o capítulo II, é feita uma análise sobre a presença das experiências, práticas e discursos políticos da Juventude Negra Feminina nas políticas públicas, Projeto FAROL – Oportunidade em Ação e Plano Nacional Juventude Viva: Plano de enfrentamento à violência contra a Juventude Negra. Finalmente, no terceiro capítulo, são examinados depoimentos de mulheres negras jovens militantes sobre as políticas públicas destinadas a juventude negra. 

O jovem pesquisador tem uma trajetória bastante rica ligada à temática étnico-racial: militante do movimento social negro, educador, pesquisador, cotista, acadêmico do curso de história do Instituto Superior Ibituruna/ISEIB. Entre as várias atividades que desenvolve no campo da saúde, Juliano Gonçalves Pereira, também membro da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, participou do 2º Seminário Saúde da População Negra realizado, na Escola Nacional de Saúde Pública, em novembro de 2012, em pela então Cooperação Social da ENSP/Fiocruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário