domingo, 30 de dezembro de 2012

Racismo Ambiental: o que é isso?

Em tempo: o blog Participação Cidadã errou ao imputar ao blog http://racismoambiental.net.br/ , Combate ao Racismo Ambiental, estar integrado aGT Combate ao Racismo Ambiental e ao Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 

Terceiro dia do Seminário - na terra dos Anacé
Na realidade, ele foi criado e é mantido por Tania Pacheco (Blog de Tania Pacheco). Ela teve a iniciativa de dedicá-lo à discussão empreendida pelo GT Combate ao Racismo Ambiental e às suas lutas. "Assim como hoje dedico o blog ao GT Combate ao Racismo Ambiental, poderia um dia decidir dedicá-lo a alguma outra luta, o que espero só venha acontecer quando todas as formas de racismo (e não só o ambiental) tiverem sido exterminadas. Solicito, pois, seja a informação corrigida."

Reunir denúncias, promover articulações, definir estratégias, campanhas e outras ações de luta contra as injustiças ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor. Estes são os objetivos do GT Combate ao Racismo Ambiental, que funciona também como um fórum de divulgação de informações sobre situações de conflitos e processos políticos de resistência. Este GT é integrado por entidades e indivíduos ligados diretamente à luta contra o Racismo Ambiental, nas suas diferentes manifestações.

“Chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua 'raça', origem ou cor”.

No site, estão vídeos com depoimentos realizados no I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, realizado em novembro de 2005, na Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói. É interessante dar uma conferida nestes vídeos que agregam conhecimentos de outros extratos da sociedade brasileira, em geral, não contemplados ou convidados a exporem seus conhecimentos.http://racismoambiental.net.br/i-seminario/

Mais um ano de lutas vai chegando ao fim: muito trabalho, mas muito prazer também...

Como o blog não dá conta de tantos momentos interessantes em Manguinhos, postaremos algumas fotos que registram fatos independente de eventos/datas determinados.


IV Seminário de Saúde da População Negra no RJ

Evento realizado no dia 7/11/2012 para gestores de 92 municípios fluminenses.

Realização da Assessoria Técnica de Gestão Estratégica e Participativa da Subsecretaria Geral de Saúde do Rio de Janeiro. 

Entre os objetivos do seminário estão: estimular a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em âmbito local; discutir estratégias de combate ao racismo institucional no SUS; e destacar a relevância da utilização e preenchimento do quesito raça/cor para a produção de informações epidemiológicas acerca da saúde desta população. 
Mais informações: gestao.participativa@saude.rj.gov.br 


Dia Nacional da Consciência Negra em Manguinhos

Após a Missa Afro na Capela São Daniel, dia 20 de Novembro, celebrada pelos padres Geraldo (Gegê, como é conhecido) e Beto, amigas e amigas compartilharam uma deliciosa feijoada regada a muita música com a fina flor do samba de Manguinhos, incluindo mestre Palito, primeiro diretor de Bateria da Escola de Samba de Manguinhos.