domingo, 30 de dezembro de 2012

Racismo Ambiental: o que é isso?

Em tempo: o blog Participação Cidadã errou ao imputar ao blog http://racismoambiental.net.br/ , Combate ao Racismo Ambiental, estar integrado aGT Combate ao Racismo Ambiental e ao Rede Brasileira de Justiça Ambiental. 

Terceiro dia do Seminário - na terra dos Anacé
Na realidade, ele foi criado e é mantido por Tania Pacheco (Blog de Tania Pacheco). Ela teve a iniciativa de dedicá-lo à discussão empreendida pelo GT Combate ao Racismo Ambiental e às suas lutas. "Assim como hoje dedico o blog ao GT Combate ao Racismo Ambiental, poderia um dia decidir dedicá-lo a alguma outra luta, o que espero só venha acontecer quando todas as formas de racismo (e não só o ambiental) tiverem sido exterminadas. Solicito, pois, seja a informação corrigida."

Reunir denúncias, promover articulações, definir estratégias, campanhas e outras ações de luta contra as injustiças ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor. Estes são os objetivos do GT Combate ao Racismo Ambiental, que funciona também como um fórum de divulgação de informações sobre situações de conflitos e processos políticos de resistência. Este GT é integrado por entidades e indivíduos ligados diretamente à luta contra o Racismo Ambiental, nas suas diferentes manifestações.

“Chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e sobre outras comunidades, discriminadas por sua 'raça', origem ou cor”.

No site, estão vídeos com depoimentos realizados no I Seminário Brasileiro contra o Racismo Ambiental, realizado em novembro de 2005, na Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói. É interessante dar uma conferida nestes vídeos que agregam conhecimentos de outros extratos da sociedade brasileira, em geral, não contemplados ou convidados a exporem seus conhecimentos.http://racismoambiental.net.br/i-seminario/

2 comentários:

  1. Prezado/a SMartins,

    gostaria de esclarecer que, ao contrário do que diz o primeiro parágrafo deste texto, o blog Combate ao Racismo Ambiental não integra o GT Combate ao Racismo Ambiental, nem a Rede Brasileira de Justiça Ambiental.

    Ele foi criado e é mantido por mim, Tania Pacheco. Isso está dito na frase "Blog de Tania Pacheco (dedicado ao GT Combate ao Racismo Ambiental e às suas lutas]", existente logo abaixo do título, e é reafirmado também ao pé da página.

    Assim como hoje dedico o blog ao GT Combate ao Racismo Ambiental, poderia um dia decidir dedicá-lo a alguma outra luta, o que espero só venha acontecer quando todas as formas de racismo (e não só o ambiental) tiverem sido exterminadas. Solicito, pois, seja a informação corrigida.

    Registro ainda que sua aparência hoje é um pouco diferente, pois a foto acima é do primeiro semestre de 2009. Desde então, ele foi aprimorado, e muitas outras informações relevantes foram a ele agregadas.

    No mais, agradeço a divulgação e convido você e seus leitores e leitoras a nos fazerem uma visita.

    Cordialmente,
    Tania Pacheco.

    ResponderExcluir
  2. Cara sra Tania Pacheco, o blog pede dupla desculpas: pela demora na resposta e pelo erro de interpretação sobre a autoria e gestão do blog Combate ao Racismo Ambiental.
    No mais, a parabenizamos pela qualidade das reflexões socializadas em seu blog.

    ResponderExcluir