domingo, 16 de dezembro de 2012

Usando o termo certo para não discriminar

Árvore dos Sonhos, no Museu da Vida


Falar em uma Árvore dos Sonhos no período natalino é pensar em pedir bens materiais – em princípio, tecnológicos ou da moda, consumíveis e descartáveis. Mas, será que não podemos refletir em outro tipo de pedido como "esperança de um mundo melhor"; ou que o desejo seja se tornar uma pessoa melhor? 

Enfim, o que importa é que na Estação do Trenzinho do Museu da Vida, Vanessa Úrsula está a postos para orientar quem queira escrever seu sonho e colocá-lo pendurado na Árvore.

A singela brincadeira chama a atenção justamente por mexer com a sensibilidade das pessoas. O objetivo é fazer com que os sonhos cresçam junto com a árvore, símbolo da fertilidade, como nas culturas celtas, citou Vanessa.

Não custa tentar acreditar que seus sonhos podem ser realizados. Entretanto, seria bacana que não ficássemos restritos aos bens materiais (eles são ótimos, claro, mas têm prazo de validade muito curto). 

Troca-Troca de livros no Museu da Vida


O Museu da Vida, na estação do trenzinho, tem um cantinho especial para quem gosta de ler e não pode comprar o livro ou tem um livro em casa e gostaria de trocar por outro: é a banca do projeto Troca-troca de livros. A iniciativa partiu de Laise Carvalho que conta com a experiência no projeto Paixão de Ler, que em novembro de 2012 completou 20 anos dentro da Secretaria Municipal de Cultura. Só para lembrar, esta ação foi inspirada na estratégia francesa de incentivo à leitura de 1982 (“La Fureur de Lire”).

Mas voltando para o ponto de troca de livros, a ideia é que a pessoa além de folhear as publicações também deixe um livro para ser pego por outro leitor, e que o mesmo repita este gesto.
Segundo Laise, a procura por literatura infanto-juvenil é grande. Mas, há quem procure livros sobre educação, poesia, paradidáticos. “Estamos recebendo doações, pois é comum que tenhamos livros em casa e não saibamos o que fazer com eles depois de algum tempo. Então, traga-o, sempre haverá alguém para levá-lo. É um livro em movimento, como deve ser nossa imaginação, nossa curiosidade”, disse Laise Carvalho, ao ressaltar que, na parte da manhã do terceiro sábado do mês, há contação de histórias para crianças e adolescentes.

Lançamento de pesquisa Rio ECOSOL

No dia 18 de dezembro, às 18h, no Auditório Apolônio de Carvalho, Museu da República (Rua do Catete, 133 - Catete - Rio de Janeiro), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro faz o lançamento do livro-pesquisa "Economia Solidária em Territórios Populares".

O trabalho é uma pesquisa exploratória sobre o tecido sócioprodutivo em quatro comunidades do município carioca. Ele foi realizado pelo Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Oportunidade de Estágio: Administração Pública

VAGA de ESTÁGIO na Secretaria de Estado de Cultura RJ / Superintendência da Leitura e do Conhecimento

Estudantes do 5º ao 8º período de Administração Pública e/ou de áreas afins que tenham experiência comprovada em Administração Pública.


4 horas/dia
Bolsa de R$ 400,00 + R$ 110,00 (auxílio transporte)
Currículo para slc.estagio@gmail.com