sábado, 18 de agosto de 2012

Grupo Canal do Cunha se reúne no Museu da Maré


Dia 22 de agosto, quarta-feira, haverá reunião do Grupo do Canal do Cunha, às 14h no Museu da Maré.

O Museu fica localizado na passarela 7 na Av. Brasil, de quem vai da Fiocruz para Campo Grande. Entre na rua em frente ao Colégio Bahia, Av guilherme Maxwell. Siga, por esta rua, em linha reta, por cerca de 10 min até o número 26. 

Jovens apresentam problemas ambientais do Complexo de Manguinhos


A Biblioteca Parque Manguinhos receberá no dia 21/08, terça-feira, jovens participantes do projeto CEnaRios - versão em português para Science Centers Engagement and the Rio Summit (SCEnaRios) - criado no intuito de envolver a juventude em discussões a respeito de problemas socioambientais globais, de seus impactos e possíveis soluções. Acúmulo de lixo, saneamento básico e a poluição dos rios serão alguns dos principais temas de discussão da roda de conversa, programada para as 15 horas.

Durante a RIO+20, estes jovens apresentaram suas ações, no Pop Ciência, evento paralelo à Rio +20, no dia 19 de junho, no Armazém 4 do Cais do Porto do Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e do diretor de Relações Internacionais da ASTC, Walter Staveloz. 

“As discussões relacionadas à Rio+20 mostram que a forma como nos relacionamos com o planeta precisa mudar. Neste contexto, é fundamental os jovens assumirem um papel protagonista para pensarmos em um desenvolvimento mais sustentável. É justamente esse o objetivo do CEnaRios”, explica Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida e responsável pelo projeto por parte da Fiocruz.

Saiba mais sobre o Projeto CenaRios, visitando o blog:http://cenariosrj.wordpress.com/
A roda de conversa com o Projeto CenaRios é uma atividade promovida pelo Projeto CAIS, do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde e da Cooperação Social da Fundação Oswaldo Cruz. O CAIS promove discussões sobre o território de Manguinhos e oferecerá gratuitamente nos próximos meses o Curso de Agentes Culturais pela Informação em Saúde.

SERVIÇO:
CenaRios na Biblioteca Parque Manguinhos
DATA: 21/07/2012 – 15 horas
LOCALIZAÇÃO: Avenida Dom Helder Câmara, 1184
REALIZAÇÃO: Projeto CAIS (ICICT/Fiocruz e Cooperação Social)
Informações:cais@icict.fiocruz.br

Debate sobre recursos hídricos de (por) Manguinhos


Pessoal, a próxima reunião do Fórum do Movimento Social de Manguinhos terá, como sempre, importante debate para as comunidades da região. Desta vez vai se falar sobre os recursos hídricos da região do Canal do Cunha.

Vale relembrar que Manguinhos faz parte do Comitê Trecho Oeste do Baía de Guanabara. Neste comitê foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para pensar nos recursos hídricos da região do Canal do Cunha. A ideia deste GT é fazer um estudo dos impactos sobre o meio ambiente e sobre a saúde das pessoas nesta região. E, a partir disso, exigir do governo o investimento de recursos e projetos específicos para recuperação das áreas degradadas.  

A proposta do debate para o dia 21/08 é levar uma pessoa responsável por este GT no Comitê de Bacia Trecho Oeste, para discutir junto com o Fórum a finalidade deste estudo e como podemos colaborar. 

Portanto, pessoal, vamos agendar um tempinho livre na próxima terça-feira, das 18h às 20h, no espaço da Paróquia Santa Bernadete, em Higienópolis, para conhecer, entender, debater, opinar sobre a importância dos recursos hídricos, ou seja, dos recursos dos rios da região de Manguinhos e a Baía da Guanabara e o valor desta temática para as instâncias governativas (município, estado e país).

Processo Seletivo Jovem Aprendiz 2012


Jovens entre 14 e 24 anos, interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz devem procurar a Biblioteca Parque de Manguinhos, das 10h às 16h, procurar Luiz Soares, para inscreverem-se. Os documentos necessários são: identidade, CPF, carteira de trabalho, declaração escola e comprovante de residência. O cadastro será feito até o dia 21 de agosto.

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica situada na Av. Dom Helder Câmara, 1,184, atrás da UPA de Manguinhos.

Tirando dúvidas sobre o Programa Jovem Aprendiz

O programa foi desenvolvido pelo Governo Federal junto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nele, as empresas de médio e grande porte devem oferecer uma cota, que varia de 5 á 15% da quantidade total de empregados. Assim o jovem tem a oportunidade de aprender uma profissão e desenvolver o seu papel ajudando no crescimento da empresa.
O jovem recebe orientações teóricas e praticas, tornando-se mais capacitado para atuar no mercado de trabalho. As micro e pequenas empresas não precisam fornecer vagas para os Jovem Aprendizes.
- Pré-resquisitos:
- Ter entre 14 e 24 anos de idade
- Estar regularmente matriculado em curso SENAI, SENAT, SENAC, SESCOP, SENAR ou em escolas técnicas
- A empresa pode contratar um estudante que não esteja em um destes cursos, mas neste caso será de responsabilidade dela colocá-lo em um curso.
Carga horária e Salário

- 6h por dia;
- Remuneração de um salário mínimo, R$ 622,00;
- direitos trabalhistas como férias, 13º salário, FGTS, repouso semanal remunerado e vale transporte.
Contrato entre estudante e empresa é feito por meio de um contrato especial, que deve ter duração de no máximo dois anos, a partir daí o contrato se encerra e o Jovem recebe um certificado.

Em nome do futuro, Rio está destruindo o passado


Importante artigo feito por THERESA WILLIAMSON e MAURÍCIO HORA, fotógrafo e morador do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, publicado, em 12/08/2012, no New York Times, em português e inglês, que inclui o vídeo, Providência: 115 Anos de Luta, é mais uma mostra da imensa batalha da população contra os desmandos praticados em nome da visibilidade de um legado para a Humanidade, desta vez com a etiqueta dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Mas que, na realidade, é mais uma ação higienista como feita há mais de um século na gestão municipal de Pereira Passos. 

Pobre, preto, nordestino, favelado, enfim, o outro diferente de um padrão estético, sócio-econômico e cultural eurocêntrico, não se enquadra na "mudernidade de um porgresso". É o que o movimento social negro coloca como a inexistência de políticas públicas para o dia 14 de maio de 1888, que vemos se arrastando até o cotidiano do 3º Milênio. No mega empreendimento do "Porto Maravilha", favela e favelado só como imagem e história a ser explorado: jamais em carne e osso.

A matéria (Em nome do futuro, Rio está destruindo o passado, de Theresa Williamson e Maurício Hora) é longa. Fazemos somente referência, mas pedimos que tenha paciência e clique abaixo para ler o texto na íntegra. Aqui só publicaremos pequenos trechos para aguçar sua curiosidade. 

"Em julho, a UNESCO atribuiu a uma parte substancial da cidade do Rio de Janeiro o status de Patrimônio Mundial da Humanidade. É uma área que inclui algumas de suas favelas e morros em que vivem mais de 1,4 milhão dos seus seis milhões de habitantes. A mais antiga favela é a do Morro da Providência (1897). No entanto, os projetos de construção olímpica estão ameaçando precisamente o futuro dessa área. 

Até meados de 2013, a Providência terá recebido 131 milhões de reais (US $65 milhões) em investimentos do plano de revitalização da zona portuária carioca, capitaneado pelo setor privado, iniciativa que engloba um teleférico, um bonde funicular e ruas mais amplas. Embora a prefeitura alegue que esses investimentos beneficiarão aos moradores da região, um terço da comunidade já foi marcada para remoção - no melhor estilo nazista de marcação das casas dos judeus que seriam levados para os campos de concentração para serem mortos.  

Fonte: http://hosted.vresp.com/363276/de29516f4a/1460511089/81d1da67c3/