segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Medicamentos gratuitos em unidades privadas

Portadores de hipertensão ou diabetes podem pegar medicamentos gratuitamente em mais de 20 mil unidades privadas. Para obter os produtos disponibilizados, o usuário precisa se dirigir a uma das drogarias credenciadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular e apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Dúvidas podem ser esclarecidas e encaminhadas ao Ministério da Saúde - pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa - por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.
Fonte: Intranet Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário