segunda-feira, 17 de junho de 2013

Seminário paulista sobre conceitos e estratégias políticas da juventude negra

Oferecer formação específica sobre algumas das principais características sociais da juventude negra no Brasil considerando seus desafios no que diz respeito ao racismo e a violência, foi o objetivo do seminário Juventude Negra: Conceitos e Estratégias Políticas, realizado na última sexta-feira, 14, promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no centro de São Paulo.

O evento foi direcionado a gestores e integrantes do Comitê Intersetorial Juventude Viva. Este órgão consultivo foi constituído, após a adesão da capital paulista ao Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Jovens Negros, para tratar de sua implementação. O Comitê envolve 12 secretarias do Município de São Paulo. É composto de 25 gestores, entre titulares e suplentes.

A expectativa de Marcilene Garcia de Souza, Coordenadora de Ações Afirmativas, da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – SMPIR, da Prefeitura Municipal de São Paulo, e organizadora do evento, é de que os gestores, a partir dos conteúdos trabalhados, possam apreender melhor a temática e a problemática da Juventude Negra para e na construção de estratégias de ações, em suas secretarias, que resultem em maior efetividade na implementação do Plano Juventude Viva em São Paulo.


O temário do seminário abordou informações relevantes sobre “Características das relações raciais no Brasil e alguns conceitos básicos”, com palestra de Matilde Ribeiro, doutora em Serviço Social pela PUC/SP e Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial – SMPIR/SP; “Juventude Negra, Violência e Racismo Institucional”, com Larissa Amorim Borges, mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e consultora da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República; “Os desafios da política territorial de juventude”, com Gabriel Medina, psicólogo e coordenador da Coordenadoria da Juventude do Município de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário