quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cinemão realiza a primeira "Mostra Anima Cinemão"

Pela primeira vez a capital da cultura no Brasil promove mostra de filmes de animação exclusivamente em comunidades 

O projeto Cinemão realizará  a 1ª Mostra Anima Cinemão. A finalidade é exibir filmes de animação, curtas e longas, produzidos no Brasil.  O evento acontece  no mês de julho (durante férias escolares).  Cerca de sete comunidades receberão o Veículo de Ocupação Tática da Cultura.  A Mostra Anima Cinemão é permanente: filmes de animação também farão parte do programa anual de ações do projeto Cinemão.   Produtores, diretores , cursos e escolas de filmes de animação podem fazer inscrição através do site:  www.cinemao.org

O que é o Cinemão?

O Cinemão é a principal janela do Cinema Brasileiro em comunidades.  O Veículo de Ocupação Tática da Cultura  é um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com  projetor de imagem, super telão inflável, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira. Desde o início desse ano o projeto tem levado às comunidades a promoção, difusão, estímulo à cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O Cinemão ocupa espaços públicos e populares, estigmatizados pela violência, com o Cinema Nacional.

Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do Cinemão, pela primeira vez a capital da cultura no Brasil vai realizar uma mostra de filmes de animação  exclusivamente  em comunidades:

- É um evento inédito para a Cidade Maravilhosa e para Cinema Brasileiro.  Os filmes de animação fazem maior sucesso com todas as faixas etárias.  Recebemos produções de vários Estados do Brasil. Estamos animados!!!!

O projeto também possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.

O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em: http://www.youtube.com/watch?v=o7RJoKCNaMI

O Cinemão tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das Nações Unidas — ONU, UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.

Realização: Cinemão

VISITE O SITE:   WWW.CINEMAO.ORG

Programação "Mostra Anima Cinemão" (Julho)

06/07, sábado, às 18h30 -  Mandela II  
A abertura da Mostra Anima Cinemão fará uma homenagem a Nelson Mandela. A mostra  exibirá imagens de Nelson Mandela e escolherão crianças da comunidade para ler frases históricas e/ou discursos do líder sul-africano. 
 Em seguida, o projeto exibirá os filmes de animação na comunidade.

07/07, domingo, às 18h30- São João/Morro do Queto
13/07, sábado - Morro da Fé - Penha
14/07, domingo - Indiana - Borel 
20/07, sábado - Salgueiro
21/07, domingo - Fumacê - Batan
27/07, sábado - Santa Marta

Programação: (Dia 6 Mandela II e  Dia 7 São João / Morro do Queto)
Filmes da programação

1 - Título: O Cangaceiro
Sinopse: O Cangaceiro, filme realizado pelos alunos de Design da UFPE, conta a história de Lampião, personagem histórico da Região Nordeste. Baseado em literatura de cordel, os versos narram seus infortúnios e seus amores, seu triunfo e seu declínio, e até seus acordos com o capeta. A animação mostra um pouco dos mitos e da fantasia que envolve o imaginário acerca do personagem.
     
2 - Título: O ANÃO QUE VIROU GIGANTE
Sinopse: A improvável - todavia autêntica - história do anão que virou gigante.
 
3 - Título: EU QUERIA SER UM MONSTRO
Sinopse: Cotidiano de uma criança com bronquite.

4 - Título: Terra, Cuide Dessa Bola
Sinopse: Os Desenhos e pinturas rupestres foram as primeiras tentativas dos humanos preservarem e contarem suas histórias. Um pesquisador que encontra um trabalho desses encontra um tesouro. Mas, e se não foram feitos por humanos?
 
5 - Título: Eram os Deuses Extraterrestres
Sinopse: Um garoto de apenas 7 anos que vive na garagem de sua casa, fazendo experimentos para dominar o mundo , e resolve fazer uma nave espacial e entra em uma confusão e decide que viajar para o espaço não é uma boa ideia ,ou por enquanto....

6 - Título: A gota e o ralo
Sinopse: a historia de uma gota que não quer cair no ralo.

7 - Título: A ilha
Sinopse: Em tempos de aquecimento global, o que poderia acontecer a 2 habitantes de uma ilha paradisíaca se de repente o nível dos mares subisse?

8 - Título: Rio(te)amam(se)
Sinopse: Um casal se ama no Rio de Janeiro e quando se amam eles amam o Rio (eles são o Rio).

9 - Título: O menino que sabia voar
Sinopse: Um menino de apenas sete anos de idade está em coma.
Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive grandes aventuras!

10 - Título: Julieta de Bicicleta
Sinopse: Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O único medo de Julieta é o inesperado. No dia de seu aniversário Julieta ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo a frente virando a esquina. Baseado no livro homônimo de Liana Leão.

11 - Título: O Macaco e o Rabo  
Sinopse: O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo, a cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.

12 - Título: Awara Nane Putane
Sinopse: Uma história do cipó é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco linguístico Pano.

Serviço: Mostra Anima Cinemão
Locais:
(6/7, sábado) Comunidade Mandela II (Manguinhos): Rua Leopoldo Bulhões, 700. 
(7/7) Comunidades São João / Morro do Queto: Rua Antunes Garcia, 79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário