segunda-feira, 25 de junho de 2012

Inaugurada estação ferroviária de Manguinhos


Cabral Filho no passeio-teste. 
Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

No domingo, 24 de junho, Manguinhos apareceu no noticiário nacional não mais como “terra sem lei” ou “cracolândia”; mas houve quem ainda insistisse no pejorativo codinome de “faixa de Gaza”. O bairro foi pautado nos cadernos de Cidade, Geral e mesmo de Política, por conta da inauguração de sua estação ferroviária, que contou com a presença de candidatíssimos ao lado do governador do Estado.

Mas, para que as autoridades e imprensa internacional/nacional pudessem participar e registrar a inauguração, algumas providências foram tomadas.

- Operações da PM com o Caveirão nas comunidades próximas à bela e imponente Estação Ferroviária de Manguinhos;


Cartaz dá o tom do Proibidão
- Cinco dias antes, o tráfico proibira a venda de crack nas favelas do Jacarezinho, Mandela e de Manguinhos, cerca de dois meses depois do lançamento no Rio do programa "Crack, é possível vencer", do governo federal.
  Segundo a imprensa, a ordem veio de dentro de presídios, que mandou fiar um cartaz, "em breve", ao lado da "cracolândia" ou "Faixa de Gaza", em Mandela, na Rua Leopoldo Bulhões. 
  De acordo com o noticiário dos jornais, parece que se quer evitar a ocupação das favelas pela Força Nacional de Segurança.

Estação Ferroviária de Manguinhos - Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, a obra é fruto da parceria entre os governos federal e estadual. A nova estação, operada pela SuperVia, tem três andares, escadas rolantes, bicicletários e elevador com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.

A estação foi construída, assim como a via férrea, nas alturas. A ideia seria permitir a integração das comunidades do entorno, antes separadas pela ferrovia. 

Inspiração espanhola perto dos rios poluídos e áreas de enchente - Sob o viaduto, segundo o projeto, “um passeio público, com quiosques e piso de madeira ecológica, inspirado nas ramblas, da cidade de Barcelona, na Espanha”. O governo estadual, disse que “a área deverá ganhar futuramente um complexo esportivo, com cerca de 20 mil metros quadrados”.

Na inauguração, o governador Sérgio Cabral afirmou que o Estado empatou R$1 bilhão em intervenções realizadas em parceria com o governo federal, que fazem parte do PAC. “Esta obra magnífica foi concluída por meio da união de esforços. Foram colocados 50% de recursos federais e 50% de recursos do governo do estado. Cuidem desta estação, preservem-na. Temos aqui a rambla de Manguinhos. Quando vi esse projeto em Barcelona quis trazê-lo para cá. Haverá quiosques, atividade comercial. Estamos trazendo novas oportunidades de convivência.” 

Fonte: R7, Portal AZ.

2 comentários:

  1. Não comentaram a Manifestação Pacífica dos Moradores de Frente a Estação antiga de Manguinhos que fica localizada como Beira-Rio, reinvidicando as desapropriações realizadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), ALERTANDO para a forma truculenta que os moradores estão sofrendo por não aceitarem a proposta estabelecida por esta Instituição. Moradores reclamam das Marretas dadas nas demolições das casas vizinhas, do corte de iluminação pública, do corte repentino de água, da proliferação de parasitas, foco de leptospirose, dengue, e atualmente vivendo ao lado de entulhos e destroços de lixos a céu aberto. As faixas foram apresentadas as comitivas do Governo do Estado e ao excelentíssimo Governador e o mesmo não se pronunciou.

    ResponderExcluir
  2. Mas é isso que eles fazem, ele ignoram o movimento social local! Companheiro ou companheira, vamos pensar formas de maior organização para que manifestações como essas possam aparecer para toda sociedade!!! abs.

    ResponderExcluir