segunda-feira, 9 de abril de 2012

6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Estão abertas as inscrições, até 12 de junho, para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), para projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos –, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA é um projeto educativo que busca estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas brasileiras, incentivando professores e alunos a produzirem trabalhos relacionados à saúde, meio ambiente e qualidade de vida.

Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da Olimpíada. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.


Criado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a OBSMA é um projeto nacional que em um período de dois anos, recebe, avalia e divulga as atividades mais criativas e inovadoras desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula. A Olimpíada contempla

Em seis edições, são mais de dois mil professores participantes e mais de três mil projetos inscritos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens, projetos de reciclagem e muitas outras possibilidades.

A cada edição, as coordenações regionais organizam comissões avaliadoras compostas por pesquisadores e especialistas nas áreas da Olimpíada. Cabe às comissões indicarem, por região, os destaques de acordo com as categorias e modalidades. A contextualização do tema, clareza dos objetivos, valorização do conhecimento científico e os impactos dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados.

A escolha de 2011 como o ano internacional da floresta e do Brasil, para sediar, neste ano, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, trazem alguns motivos a mais para destacar a importância da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente no contexto escolar. De acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, é possível fazer diferente quando o tema é saúde, meio ambiente e educação. “Iniciativas como esta são fundamentais para que os alunos, professores e escolas de todo o país possam compartilhar experiências inovadoras e participar do processo de construção de uma cidadania cada vez mais democrática. Nosso compromisso com a saúde da população brasileira e a educação de qualidade é um desafio constante que nos faz acreditar na possibilidade de êxito deste projeto que se propõe a valorizar o trabalho do professor em sala de aula e a criatividade dos alunos”, afirma Gadelha.

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