segunda-feira, 9 de abril de 2012

Racismo institucional como determinante social da saúde

Com o objetivo de discutir o racismo institucional como determinante social da saúde, além de oferecer informações sobre a temática aos profissionais das diversas áreas e provocar mudanças de atitudes nos espaços públicos como forma de combate ao racismo institucional, será realizada no dia 11 de abril, das 14 às 17 horas, a webconferência Racismo Institucional como Determinante Social da Saúde. 

De acordo com a Escola de Saúde Pública do Paraná (Espp), o evento vai possibilitar o debate sobre o tema nas perspectivas da educação, da segurança pública e da saúde. As discussões possibilitarão aos participantes a ampliação do entendimento do processo de adoecimento para além da saúde; portanto, trata-se de um momento que possibilitará a aproximação de diversos assuntos à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e que dará subsídios para que os profissionais apoiem os municípios quanto à implantação e implementação dessa política no estado.

Segundo a OMS, “os determinantes sociais da Saúde (DSS) são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham” e que impactam na qualidade de vida das pessoas. Portanto, algumas situações, como pobreza, baixa escolaridade e baixa qualificação profissional, insegurança alimentar, segurança pública insuficiente, falta de higiene, de acesso a água tratada e de coleta de lixo, discriminação, bem como outros fatores, aumentam as iniquidades e contribuem para o adoecimento e a morte das populações mais expostas a esses riscos.


Para melhorar a qualidade de saúde das pessoas, faz-se necessário o enfrentamento das iniquidades em saúde de diferentes formas. Nessa perspectiva, a Espp propõe ampliar o debate sobre o racismo institucional como determinante social da saúde, através de uma webconfêrencia. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra (PNAISPN), instituída por meio da Portaria MS/GM nº 992, de 13/5/2009, tem como objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais e o combate ao racismo institucional e à discriminação nas instituições e serviços do SUS – considerando que esses aspectos contribuem para o adoecimento das pessoas, uma vez que são determinantes sociais da saúde.

Sobre a webconferência:

As webconferências poderão ser assitidas ao vivo ou baixadas, depois de sua exibição ao vivo no site da Escola de Saúde Pública do Paraná. Todos podem assistir ao evento e enviar mensagens via chat (todas as mensagens serão lidas ao vivo).
Para acessar a webconferência no dia do evento acesse o site.

Fonte: Informe Ensp - Publicada em

Nenhum comentário:

Postar um comentário