sábado, 21 de abril de 2012

Prêmio Abdias Nascimento lança catálogo em seis cidades

Flávia Viana/Oi Kabum anuncia os
vencedores da 1ª edição do Prêmio
No dia 21 de março, data comemorativa ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, as comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (Cojira-Rio) e do Distrito Federal (Cojira-DF) anunciaram o lançamento do catálogo da primeira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, durante a sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal para a entrega do título de cidadã honorária de Brasília à militante Maria da Graça Santos.

Na maratona de lançamentos do catálogo, ainda em março, João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em abril, Salvador (BA) no dia 12 e Porto Alegre (RS) no dia 25. No Rio, o evento ocorrerá em maio durante o anúncio da abertura das inscrições para a 2ª edição do prêmio.



Cada lançamento - com apresentação de um documentário com os melhores momentos de 2011 - é resultado da parceria com as Cojiras locais (dos sindicatos de jornalistas da Paraíba, Alagoas e Bahia) e com o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Cojira-Rio, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

O objetivo da premiação é estimular uma cobertura jornalística qualificada sobre a população negra brasileira. Lançando em 2011, a primeira edição mobilizou as redações em todo o país. Foram mais de 150 trabalhos inscritos divididos em sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Especial de Gênero.

O prêmio é uma homenagem ao ex-senador Abdias Nascimento, um dos ícones no combate ao racismo no Brasil. Além de importante atuação como ativista, artista e político, Abdias foi repórter do Jornal Diário e trabalhou em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e filiou-se ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro em 1947. Faleceu aos 97 anos, na noite de 23 de maio de 2011.
 
Fonte: Texto elaborado a partir do www.jornalistas.org.br

Um comentário:

  1. Bacana este prêmio, pena que foi pouco divulgado, mas a gente sabe o quanto é difícil divulgar alguma coisa que foge do padrãozinho. Seria bacana estar nesta festa, deve ter super legal.
    Juliana Rabelo - Friburgo

    ResponderExcluir