sábado, 16 de junho de 2012

Fiocruz: Câmara Técnica de Promoção da Saúde

 Mesa de abertura

Promoção da articulação entre os diversos programas existentes na Fundação Oswaldo Cruz e prestação de assessoria técnica e científica à Presidência e de seu Conselho Deliberativo são os objetivos centrais para a instalação, em maio da Câmara Técnica de Promoção da Saúde da Fiocruz. A recomendação para sua criação partiu da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), cuja composição integra um grupo de pesquisadores de diversas unidades da Fundação que desenvolvem pesquisas e projetos na área.

A criação da Câmara Técnica de Promoção da Saúde para:

Valcler Rangel Fernandes (Vice-presidente de VPAAPS/Fiocruz): contribui para a formulação e a consolidação de políticas institucionais e para a discussão da saúde na Fiocruz e também das políticas públicas no país. O momento é especialmente oportuno, tendo em vista a realização da Rio + 20, que discute meio ambiente e sustentabilidade, e dos grandes eventos a serem realizados na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil nos próximos anos.

Antônio Ivo de Carvalho (diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca -Ensp): uma nova etapa de institucionalização, coalizão e articulação entre as diversas unidades. Hoje temos uma estrada percorrida. O desenvolvimento temático e metadológico da promoção da saúde tem um impacto na saúde pública moderna como um todo, agregando novas abordagens e mais profundas, com a ampliação do campo com temas ambientais, os determinantes sociais, e o entendimento da natureza social do processo de saúde e doença, de forma intersetorial e interdisciplinar.

Acordo Internacional de cooperação com a Colômbia
 O vice-presidente valcler Rangel observa Ligia de Salazar assinar a carta de intenções
A professora colombiana Ligia de Salazar (foto), à frente da Fundação para o Desenvolvimento da Saúde Pública da Colômbia (Fundesalud), e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha assinaram a Carta de Intenção referente ao Termo de Cooperação Fiocruz-Colômbia.

A cooperação entre os países pretende contribuir para o fortalecimento da produção e divulgação do conhecimento para o desenvolvimento de ações intersetoriais em promoção da saúde, visando encaminhar respostas e evidências quanto às estratégias de controle das doenças crônicas não transmissíveis e as questões ligadas às iniquidades em saúde, abordando os determinantes sociais da saúde.

Fonte: a partir do http://www.fiocruz.br/omsambiental/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=366&sid=13

Nenhum comentário:

Postar um comentário