terça-feira, 4 de setembro de 2012

ONU lança aplicativos para celular sobre violência e étnico-racial

Atenta aos debates atuais da sociedade brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) se aliou à tecnologia para informar e conscientizar a população sobre questões de gênero, raça e etnia. Por meio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, quatro importantes publicações sobre esses temas foram adaptadas para celular.

Agora, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Igualdade Racial, o Guia de Orientação da ONU para Denúncias de Discriminação Étnico-Racial e o Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia estão disponíveis para leitura nos celulares que operam pelo sistema Android.

Em um momento de discussão sobre as cotas raciais e sociais nas universidades brasileiras, os desafios relacionados às questões de raça também foram relembrados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No dia 23 de agosto, data em que a organização celebra o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, convocou os governos, as organizações da sociedade civil e os parceiros públicos e privados a redobrarem seus esforços para alcançar reconciliação e solidariedade para com os povos de descendência africana.

Seguindo esse posicionamento, a ONU também já prepara o lançamento de mais dois aplicativos para celular. O conteúdo dos debates realizados durante a Conferência Afro XXI, encontro que discutiu a realidade da população negra em vários países, e uma publicação com dados sobre a participação política das mulheres negras logo poderão ser acessados pelo telefone.
 
No início do ano, o Sistema ONU no Brasil divulgou nota em que reafirma seu apoio à adoção de políticas que possibilitem a maior integração de grupos, cujas oportunidades do exercício pleno de direitos têm sido historicamente restringidas, como as populações de afrodescendentes, indígenas, mulheres e pessoas com deficiências.

Fonte(s): Pnud Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário