domingo, 2 de dezembro de 2012

Mulheres idosas são as principais vítimas de violência

"A violência intrafamiliar acontece em todas as classes sociais, e não são apenas os mais pobres que enfrentam o problema. As famílias que possuem vínculos afetivos mais fracos são as que possuem os maiores índices de violência", destacou a pesquisadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP/Fiocruz) Edinilsa Ramos durante o painel Enfrentamento da Violência Intrafamiliar, realizado no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2012). 

A violência contra os idosos estão diretamente relacionadas à família. “Considera-se abuso contra idosos qualquer relação que cause danos ou omissões a respeito deles”, afirmou a pesquisadora.

Treze anos após a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 2003, a notificação de casos de violência contra idosos passou a ser compulsória com a criação do Estatuto do Idoso. No âmbito da saúde pública brasileira, o tema ganhou visibilidade na década de 1990, quando a preocupação com a qualidade de vida do idoso entrou na Agenda da Saúde Pública.

Entre as características da violência contra a pessoa idosa, estão: maus-tratos físicos e psicológicos, abuso financeiro ou material, abuso sexual, negligência, abandono, além do autoabandono e da autonegligência. 

Dados: em 2010, morreram 23.423 idosos por acidentes e violências, cerca de 64 óbitos por dia. Os homens representam a maioria nas taxas de mortalidade, sendo 62,5%. De 2000 a 2010, o risco de um idoso morrer por violência e acidentes cresceu 23%, sendo 17,6% entre os homens e 34,8% entre as mulheres. “A população de pessoas idosas do sexo feminino é muito maior que a masculina, e estudos apontam que os homens morrem mais cedo.” 

Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31463

Nenhum comentário:

Postar um comentário