quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Manifesto do EJA-Manguinhos

Manifesto por uma educação cidadã e ativa em Manguinhos!

Em Manguinhos, vivem hoje aproximadamente 50 mil pessoas. Registrando, atualmente, o sétimo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro, Manguinhos reflete a violenta desigualdade brasileira. 

A violência marca diretamente as suas comunidades (favelas), que convivem com desrespeito diário aos seus direitos humanos. Dentre as diferentes necessidades de serviços públicos em Manguinhos, identificamos a carência de uma educação pública qualificada e com participação ativa dos moradores.

O tempo de estudo dos moradores de Manguinhos e de outras favelas da cidade é curto, se comparado com outros bairros da cidade. 

A média de anos de estudo das pessoas responsáveis por domicílios permanentes em favelas em Manguinhos é de 5,14 anos, enquanto nos bairros do entorno, por exemplo: Higienópolis, 9,10, Maria da Graça, 9,31 e Bonsucesso, 8,18 (SME, 2010). Por que isso acontece? 

Acreditamos que acontece porque as dificuldades nas condições de vida (habitação, saneamento, educação) e de trabalho (desemprego, salários ruins, condições precárias de trabalho) em Manguinhos, Mandelas e Amorim não deixam os moradores e suas famílias estudarem. 

Existe muita vontade de estudar e capacidade de melhorar a vida em Manguinhos, mas essas dificuldades são barreiras reais para os moradores. Para melhorar a educação, precisamos transformar as condições de vida para os moradores estudarem. Para melhorar as condições de vida, precisamos transformar a educação dos moradores.

Apenas cerca da metade dos alunos matriculados no ensino médio residentes nas comunidades de Manguinhos tem entre 15 e 18 anos, faixa etária considerada adequada para esse nível de ensino. 

Além disso, 50% dos seus moradores não possuem o ensino fundamental completo e 65% não possuem o ensino médio completo. Existe uma defasagem idade-série e uma necessidade ainda grande por oferta qualificada de ensino médio e fundamental para jovens e adultos das comunidades.

A Educação de Jovens e Adultos de Manguinhos (EJA-Manguinhos) existe há 9 anos e vem sendo parte de um movimento importante para ampliar uma educação cidadã e crítica para os moradores de Manguinhos. Acreditamos que apenas a organização dos moradores e suas propostas podem mudar a favela e exigir do poder público mais investimento e apoio. Para isso, precisamos de mais diálogo entre as organizações populares das favelas, escolas e poder público.

Juntos, podemos melhorar as condições de vida e a educação em Manguinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário