quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Manguinhos vai à Roma


Acontece, hoje, 6/02, às 18h, no cine teatro da Biblioteca Parque, um  fórum de discussão Manguinhos vai a Roma. O evento integra o projeto “Solos Culturais”, cujo objetivo é formar 100 jovens, com idades entre 15 a 29 anos, de cinco diferentes territórios – Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Manguinhos e Rocinha – em produção cultural, pesquisa, mapeamento e intervenções culturais.

O programa é realizado pelo Observatório de Favelas com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Petrobras. As atividades são bem dinâmicas. O projeto realiza cursos instrumentais, oficinas, visitas e pesquisas sobre hábitos e práticas culturais nas favelas, tudo realizado pelos jovens (chamados de solistas) de forma aberta e participativa. O objetivo é promover o auto-reconhecimento dos agentes culturais locais como sujeitos da produção cultural, contribuindo, a partir de suas práticas, para a percepção de seus territórios como espaços integrantes da cidade e de seus moradores como cidadãos plenos de direitos.

O projeto termina no fim de fevereiro e cada grupo de jovem propõe um intervenção cultural na cidade. Em busca de aumentar o volume da voz das práticas culturais de Manguinhos, os solistas do complexo estão produzindo um fórum com rodas de conversas com artistas, jovens, poder público, intelectuais, moradores, instituições, estudantes, grupos culturais.  Essas rodas promoverão interação entre comunidade e poder público além de aumentar a mobilização entre agentes civis da favela. A intervenção se chama Manguinhos vai a Roma e prevê produzir um manifesto ao fim do evento.

Manguinhos vai a Roma terá como eixo central que norteará o debate o tema “Sociedade Civil e Organização Social” como forma de estimular os agentes locais a participarem na construção e proposição de políticas para o território.

Serviço
Manguinhos vai a Roma – Sociedade civil e organização social em Manguinhos
Local: Biblioteca Parque de Manguinhos – Av. Dom Helder Câmara, 1184.
Data: 06 de fevereiro de 2013
Horário: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário